No último final de semana estive no curso de Branding do Daniel Padilha (Pyrsona), realizado pela Trespontos Brasil e pude confirmar algo que sempre achei necessário a qualquer um que trabalhe com mídias sociais: saber gerir uma marca é essencial.
Um bom analista de mídias sociais não se prende apenas aos números ou ao relatório bem bonitinho no final do mês. O trabalho dele é apenas uma fração de algo muito maior e que foi feito muito antes (ao menos deveria ter sido). Quando se compreende o processo de criação de uma marca, passa-se a incorporar a verdadeira mensagem que ela pretende passar.
Para isso, faça um exercício bem simples. Escolha uma marca e comece a pensar nela como se fosse uma pessoa. Descubra a essência dela, o que ela pretende e aonde ela quer chegar. Tendo isso em mente, fica muito mais fácil vestir a camisa e alinhar o discurso.
Não adianta nada a marca ter uma personalidade na vida “antes da internet” e logo que surgem as redes sociais, ela muda de tom. Isso deve ser bem planejado para que a identidade verbal não se quebre. É o mesmo caso daquele seu amigo tímido que acaba se mostrando o rei da cocada na internet – as imagens não se alinham.
Quando não há alinhamento todo mundo perde. O chefe fica sem entender bulhufas do que é feito nas redes sociais, o analista cria algo que não dá retorno e o consumidor/usuário é bombardeado por discursos diferentes em mídias diferentes.
Portanto, gaste o tempo que for necessário para que tudo o que foi definido pelo pessoal do branding seja mantido. Melhor do que isso: saiba pelo menos um pouquinho de branding e evite o climão.