fbpx
Pular para o conteúdo
voce deveria saber um pouco sobre branding destaque

Você deveria saber um pouco sobre branding

No último final de semana estive no curso de Branding do Daniel Padilha (Pyrsona), realizado pela Trespontos Brasil e pude confirmar algo que sempre achei necessário a qualquer um que trabalhe com mídias sociais: saber gerir uma marca é essencial.

Um bom analista de mídias sociais não se prende apenas aos números ou ao relatório bem bonitinho no final do mês. O trabalho dele é apenas uma fração de algo muito maior e que foi feito muito antes (ao menos deveria ter sido). Quando se compreende o processo de criação de uma marca, passa-se a incorporar a verdadeira mensagem que ela pretende passar.

Para isso, faça um exercício bem simples. Escolha uma marca e comece a pensar nela como se fosse uma pessoa. Descubra a essência dela, o que ela pretende e aonde ela quer chegar. Tendo isso em mente, fica muito mais fácil vestir a camisa e alinhar o discurso.

Não adianta nada a marca ter uma personalidade na vida “antes da internet” e logo que surgem as redes sociais, ela muda de tom. Isso deve ser bem planejado para que a identidade verbal não se quebre. É o mesmo caso daquele seu amigo tímido que acaba se mostrando o rei da cocada na internet – as imagens não se alinham.

Quando não há alinhamento todo mundo perde. O chefe fica sem entender bulhufas do que é feito nas redes sociais, o analista cria algo que não dá retorno e o consumidor/usuário é bombardeado por discursos diferentes em mídias diferentes.

Portanto, gaste o tempo que for necessário para que tudo o que foi definido pelo pessoal do branding seja mantido. Melhor do que isso: saiba pelo menos um pouquinho de branding e evite o climão.