Todo projeto precisa de um brainstorm e, para isso, é importante começar a criar um mapa mental. Nós já vimos duas ferramentas para a criação destes mapas mentais anteriormente. Porém, é hora de aprofundar um pouco mais essa ideia.
Um mapa mental nada mais é do que a representação gráfica de uma sequência de ideias, causas e efeitos. Por isso, este é um suporte excelente para levantar cenários, personas e outras estruturas importantes para a produção de conteúdo e outras tarefas.
Você não precisa, obrigatoriamente, ter uma ferramenta online para criar um mapa mental. Basta ter papéis e canetas à mão. O processo é extremamente simples e só depende da sua capacidade de conectar pontos e fazer relações cognitivas de temas que tenham algum tipo de ligação.
O mapa mental no content marketing
Como já sabemos, o mapa mental organiza ideias. Por isso, ele é muito importante na hora de começar a planejar uma estratégia de conteúdo. Ao criar um mapa, você delimita quais são os principais pilares da sua estratégia, por exemplo:
- Categorias
- Canais de distribuição
- Pontos de atenção
- Novas ideias
A partir destes pilares, desdobra-se outros assuntos ligados a cada um deles, como ideias de pautas para cada uma das categorias, quem são as pessoas envolvidas, o que precisa ser melhorado e que novidades podem ser implantadas para uma próxima versão da sua estratégia.
Uma vez que isso esteja mapeado, fica muito mais fácil prever e cobrar mudanças no seu projeto. Logo, é imprescindível que todos na sua equipe tenham conhecimento de que é preciso trabalhar com essa ferramenta. Do contrário, as estruturas planejadas para que o fluxo de trabalho funcione bem não terão adiantado nada.
Como criar um mapa mental online?
Nós já falamos sobre duas ferramentas muito interessantes, mas não custa retomar. O Mindmeister é uma das melhores atualmente. Se você está testando ferramentas, é possível utilizar o plano Básico, que é totalmente gratuito, porém limitado. Quando você sentir que precisa de mais recursos, o Mindmeister tem seu plano inicial em US$ 4,99 – um bom custo-benefício.
O MindJet é outra ferramenta interessante, porém mais cara. Ele permite que você faça uso gratuito por apenas 30 dias. Depois deste período, o serviço custa US$ 16,00 por mês. Basicamente, as duas ferramentas fazem a mesma coisa, o que muda é a existência de algumas funcionalidades bacanas.
Gostou do post? Comente e compartilhe!