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Como montar um plano de mídias sociais?

Estar nas redes sociais é muito bom, mas não é tudo. Se a sua marca não sabe muito bem o que fazer depois de ter criado o perfil, é melhor repensar seu plano. As mídias sociais são uma excelente forma de transformar os canais de comunicação e relacionamento da sua empresa com uma imensa base de clientes. Porém, é preciso estar preparado.

Antes de pensar em criar perfis e começar a investir em anúncios, prefira ter uma boa noção do que vai ser dito nesses canais. Porém, antes disso, defina objetivos. Saber o que se pretende com cada plataforma de rede social é um dos principais pontos na estruturação de um bom planejamento.

Conheça quem vai receber a sua mensagem. Isso é simples! Para quem a sua empresa fornece produtos ou serviços? Empresas conhecidas por pertencerem ao setor B2C (Business to Consumer) têm muito mais a oferecer do que aquelas focadas em B2B (Business to Business).

Ainda que os nichos sejam muito valorizados na internet, vale lembrar que as redes sociais exigem algum tipo de interesse do usuário comum para que um assunto seja relevante. Pode ser que a sua empresa seja a melhor no seu setor, mas é difícil fazer com que o consumidor final se identifique com a sua marca se você fornece materiais para outra fábrica produzir o que será vendido.

Selecione os canais

Rede sociais têm características muito diferentes entre si. Twitter e Facebook são as redes da moda. Porém as duas têm funções muito diferentes. Se fosse possível traçar um paralelo com as mídias tradicionais, o Twitter funcionaria como uma espécie de “rádio”, enquanto o Facebook seria equivalente a uma revista.

 

Adequar a sua mensagem ao estilo de comunicação do seu público nessas redes também é vital. Se você decidir criar uma conta no Pinterest (a rede de painéis de imagens do momento) por exemplo, saiba que o texto terá papel secundário, mas não deve ser deixado de lado por completo.

Monitore e interaja

 

Saber o que está sendo dito é crucial. Ainda mais importante é interagir com os seus fãs e seguidores. Atenção! Isso não significa replicar elogios e esquecer as críticas. Ter o “rebolado” para lidar com as reclamações é uma das habilidades que faz toda a diferença em um momento de crise.

Receber elogios é bom, mas você não precisa replicá-los a todo momento. Isso também vale para os perfis que não interagem. Estar nas redes sociais implica em estabelecer diálogos. Colocar sua marca em qualquer uma delas significa que você abriu uma via de duas mãos para seus fãs e seguidores.

Mensure e ajuste

Uma vez que seus objetivos estão claros, fica muito mais fácil compreender os resultados das ações. O número de interações deve ser apresentado, sim. Entretanto, não se deve esquecer de fazer uma boa análise e para poder reajustar seus parâmetros de maneira a oferecer sempre o melhor ao seu seguidor ou fã.

Depois disso tudo, recomece! Uma boa estratégia nunca está totalmente finalizada.

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