fbpx
Pular para o conteúdo

Ferramentas para mídias sociais: quais usar?

“Quais ferramentas eu devo usar?” é a pergunta mais comum de quem começa a trabalhar com mídias sociais. A infinidade de programas e plataformas torna as coisas ainda mais complicadas. No meio de tudo isso está você, o responsável por escolher qual é a ferramenta a ser usada. O ideal é fazer vários testes para encontrar aquela que melhor se adapta à sua necessidade. Porém, quando há uma indicação, as coisas ficam mais fáceis.

As ferramentas de monitoria de múltiplos perfis são as mais procuradas. Neste campo, tem-se grandes nomes como Radian6, Scup e o meu favorito, o SproutSocial. Apesar de pagas, as três têm bons índices de recomendação. No caso do SproutSocial (que uso diariamente), as coisas são bem simples e não custa caro. Por apenas 9 dólares mensais você monitora até 10 contas de Twitter, Facebook (perfil e página), Linkedin, Foursquare e até integração com o Google Analytics.

SproutSocial

Além disso, ele oferece bons relatórios em PDF ou CSV. Porém, o ponto forte do SproutSocial é a possibilidade de gerenciar contas e mensagens como se fossem tarefas. Você pode fixar mensagens de usuários como tarefas da sua equipe, o que facilita muito o trabalho na hora de atender aos pedidos dos seus fãs e seguidores.

Para fazer análises de público no Twitter, a melhor ferramenta que já experimentei foi o SocialBro. Simples de usar e bastante completo, ele fornece informações valiosíssimas sobre a sua audiência como a melhor hora para twittar, as principais tags usadas pelos seus seguidores, a atividade em tempo real dos seguidos e seguidores e várias outras métricas.

 

Para complementar este serviço, você pode usar o TweetReach para medir o alcance verdadeiro de um tweet feito por você ou um dos twitteiros da sua campanha. Lembre-se, também, de usar as URLs do Google Analytics para verificar a conversão dessas mensagens em resultados úteis aos seus objetivos.

TweetReach

 

Essas são apenas algumas das milhares de ferramentas. Conte qual é a sua favorita nos comentários!

4 comentários em “Ferramentas para mídias sociais: quais usar?”

  1. Oii Luisa, super interessante o conteúdo. Bacana mais pra frente vc colocar mais sobre os outros que citou Radian e o Scup (falando como usuária destes dois e porque não os escolheu, creio que eles tb devem ter pontos positivos).
    Beijao e parabéns

    1. Oi Kate!

      Estou pensando em fazer uma série de posts analisando essas ferramentas com prós e contras de cada uma. Assim, fica uma ferramenta por post, bem explicadinho!

      Muito obrigada pela dica =)

      Beijo

  2. Curti o post! Rápido e suscinto, assim como o pessoal web e eu gostamos. Será legal ver mais posts sobre outras ferramentas e quais os prós e cons de cada uma na sua opinião.

  3. dentre os 3, o socialbro, adorei a interface dele. viciei no hootsuite, e quero muito que as pequenas e mais populares empresas de São Paulo tenham buscas pelo zenzei.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.