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Advergames e fortalecimento de marca

Existem diferentes estratégias de fortalecimento de marca. Os advergames são um caminho interessante para desenvolver o relacionamento com o consumidor. A proposta é criar um universo com elementos capazes de envolver quem joga com a marca.

O primeiro advergame surgiu em 1983, quando a Atari desenvolveu o “Pepsi Invaders” a pedido da Coca-Cola. Porém, o termo “advergame” só apareceu em 2000. A junção de publicidade com os jogos é uma solução interessante, mas que deve ter alguns cuidados.

Características dos advergames

O primeiro deles é assumir que eles têm vida curta e que seu público está procurando por jogos casuais. Por isso, de nada adianta criar gráficos extremamente complexos e gameplays (formas de jogo) difíceis.

A internet tornou a produção e difusão de advergames muito mais prática e rentável. Segundo a revista Exame, este nicho deve movimentar aproximadamente 7,2 bilhões de dólares até 2016. Existe um espaço perfeito para que os advergames ganhem força: os smartphones e tablets.

Líderes em tempo de jogo de temas casuais, os smartphones e tablets têm a velocidade necessária e a facilidade que os usuários gostam. Geralmente as interfaces simples e bem objetivas atraem ainda mais pessoas. Ainda assim, vale lembrar que simplicidade não significa ser ruim ou básico demais.

Tipos de advergame

Existem formas diferentes de uma marca participar dos jogos. A primeira e mais óbvia delas é o desenvolvimento de um jogo próprio – o que demanda uma equipe especializada para a produção, e com isso, os custos aumentam.

Outra opção que pode ser interessante é o patrocínio de outros jogos, com a inclusão de elementos da marca dentro de um enredo já existente. Isso é muito fácil de ser visto em jogos de esportes como futebol, skate, basquete e tantos outros.

As marcas patrocinadoras tem suas cotas também nos jogos, o que ajuda na construção do universo esportivo. Nike, Adidas, Puma e várias outras relacionadas ao universo esportivo podem expor suas marcas e produtos em diversas plataformas.

Advergames e conteúdo

Criar um advergame não é nada fácil. É preciso ter um enredo convincente e sólido. Fazer com que o seu consumidor colecione itens da sua marca é muito vazio e dificilmente vai ajudar a fortalecer a sua marca.

Por isso, é importante contar com um roteiro que conte uma história que contenha a sua marca como elemento condutor da história. Um advergame nada mais é do que o storytelling aplicado a elementos interativos, que permitam a inserção do jogador-consumidor neste ambiente.

Com isso é possível fortalecer o relacionamento com a marca e ter rertorno positivo. Encontrei esta apresentação do Fernando Chamis, da Webcore Games, que mostra um bom panorama dos advergames e as suas peculiaridades. Veja abaixo:

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