“Quais ferramentas eu devo usar?” é a pergunta mais comum de quem começa a trabalhar com mídias sociais. A infinidade de programas e plataformas torna as coisas ainda mais complicadas. No meio de tudo isso está você, o responsável por escolher qual é a ferramenta a ser usada. O ideal é fazer vários testes para encontrar aquela que melhor se adapta à sua necessidade. Porém, quando há uma indicação, as coisas ficam mais fáceis.
As ferramentas de monitoria de múltiplos perfis são as mais procuradas. Neste campo, tem-se grandes nomes como Radian6, Scup e o meu favorito, o SproutSocial. Apesar de pagas, as três têm bons índices de recomendação. No caso do SproutSocial (que uso diariamente), as coisas são bem simples e não custa caro. Por apenas 9 dólares mensais você monitora até 10 contas de Twitter, Facebook (perfil e página), Linkedin, Foursquare e até integração com o Google Analytics.
Além disso, ele oferece bons relatórios em PDF ou CSV. Porém, o ponto forte do SproutSocial é a possibilidade de gerenciar contas e mensagens como se fossem tarefas. Você pode fixar mensagens de usuários como tarefas da sua equipe, o que facilita muito o trabalho na hora de atender aos pedidos dos seus fãs e seguidores.
Para fazer análises de público no Twitter, a melhor ferramenta que já experimentei foi o SocialBro. Simples de usar e bastante completo, ele fornece informações valiosíssimas sobre a sua audiência como a melhor hora para twittar, as principais tags usadas pelos seus seguidores, a atividade em tempo real dos seguidos e seguidores e várias outras métricas.
Para complementar este serviço, você pode usar o TweetReach para medir o alcance verdadeiro de um tweet feito por você ou um dos twitteiros da sua campanha. Lembre-se, também, de usar as URLs do Google Analytics para verificar a conversão dessas mensagens em resultados úteis aos seus objetivos.
Essas são apenas algumas das milhares de ferramentas. Conte qual é a sua favorita nos comentários!