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Relatórios: quais métricas são importantes?

Depois de planejar, executar e monitorar chega a hora de apresentar tudo isso ao seu cliente ou então acompanhar o total do seu desempenho em um bom relatório. Para que o seu relatório seja uma boa fonte de informações, use tudo aquilo que você considerou no seu planejamento. A definição dos seus objetivos é crucial, por isso, pense muito bem sobre eles.

Um bom planejamento resulta em um bom relatório. Com objetivos claros fica muito mais fácil entender quais métricas vão representar o desempenho satisfatório da sua campanha em mídias sociais. Os KPIs (Key Performance Indicators) são diferentes de um projeto para outro e nem sempre podem ser aplicados para clientes diferentes na mesma combinação.

KPIs para cada campanha

Se o seu objetivo é aumentar a visibilidade de um site, blog ou e-commerce, seu relatório deve contemplar a análise de visitantes (novos x retornantes), bem como o número de visitas únicas e exibições de página. O tempo de permanência também é importante nesses casos.

Campanhas em que as interações sociais são o foco precisam ter um bom detalhamento de Likes, compartilhamentos, RTs, menções, repins, reblogs e outras funções distintas entre as plataformas. Projetos deste tipo normalmente visam fortalecer a marca junto aos usuários e demonstram claramente quem são os entusiastas e os detratores.

Ter uma boa relação com os seus seguidores e fãs nunca é demais. Saber quem são essas pessoas é melhor ainda. Mantenha uma lista de quem são os seus “advogados” e os beneficie de alguma maneira. Tratar bem quem gosta de você é sempre uma boa ideia.

Isso não significa que os “detratores” da sua marca devem ser esquecidos ou maltratados. Quem não gostou dos seus produtos ou serviços precisam ser levados em conta também! Procure entender qual foi o motivo para tanto desagrado e, se possível, reverta a experiência. Por isso, esses nomes também devem constar no seu relatório.

Você entendeu tudo mesmo?

O planejamento e os números estão perfeitos, um responde à questão proposta pelo outro. Ainda assim falta uma parte crucial do seu relatório: a análise. Interpretar os números é tão importante quanto tê-los. Saber o que fazer com eles é a prova de que você soube ligar os pontos dessa campanha e já pode começar a desenhar um novo planejamento a partir dos resultados do projeto anterior.

Uma boa análise exige paciência e bastante conhecimento sobre o seu público e como ele se comporta. Só assim é possível começar a prever novas maneiras de ter bons indicadores de desempenho e, claro, um bom relacionamento com quem lê, acessa e compra seus produtos e ideias.

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