A ideia da campanha é muito bonita, funcionou direitinho e o cliente (ou o seu chefe) gostou do resultado. Porém, chegou a hora de comprovar que tudo isso trouxe retorno financeiro. E aí? Você consegue provar matematicamente que a sua ação trouxe as conversões que estavam no planejamento?
Muitas vezes é impossível fazer isso graças a um descuido que bastante gente deixa passar batido. O grande objetivo do seu planejamento deve ser algo mensurável. Um exemplo claro desse erro clássico acontece da seguinte maneira: você gerencia a conta de um varejo e o objetivo final do cliente é converter fãs em novos consumidores, mas não existe nenhum tipo de mecanismo disponível para isso.
O problema, neste caso, foi a falta de alinhamento com o cliente quando o planejamento estava para ser feito. Quando não existem mecanismos que permitam a medição das conversões, fica impossível saber qual foi o retorno de investimento obtido com as redes sociais. Sendo assim, não custa lembrar seu cliente, seu chefe, seu vizinho e o seu peixe beta: o objetivo final sempre deve ser mensurável.
Uma vez definido isso, você pode calcular o seu ROI de redes sociais com a fórmula abaixo:
Moral da história: nunca deixe de alinhar e explicar muito bem para o cliente ou para o chefe como o seu trabalho vai funcionar. Do contrário, o maior prejudicado é você e o seu departamento, que deixam de receber investimento e, por consequência, ficam estagnados.
UPDATE: O infográfico abaixo traz uma relação bem interessante de alguns objetivos que têm KPIs bem claros para serem mensurados.