fbpx
Pular para o conteúdo
erros de marketing digital que as empresas cometem

Os erros de marketing digital que as empresas cometem

Quando você ouve as palavras “resolvemos investir no marketing digital aqui para a empresa” só existem duas reações possíveis. A primeira delas é pensar “Nossa, que maravilha! Já estava na hora!”. A segunda é “Berenice, segura! Nós vamos bater!” (para quem não conhece essa expressão, por favor, clique aqui e veja).

Se você teve a segunda reação, existem motivos muito claros para isso. Ainda que pareça muito óbvio, existem empresas (algumas delas grandes e com capital para investir de verdade) que fazem isso com muita frequência. O grande problema está em acreditar que tudo na internet é muito barato, inclusive a mão de obra. Este é um dos maiores erros de marketing digital que as empresas cometem.

Veja abaixo quais são os principais erros de marketing digital

Problemas na identificação de canais de distribuição – são inúmeras as empresas que começam a estabelecer sua presença online de forma desordenada e puramente empírica. Veja bem, não há nada errado em construir e experimentar através da tentativa e erro, porém você precisa procurar embasamento.

Por isso, é imprescindível fazer o mínimo de pesquisa com o seu target e saber identificar quais são os espaços em que eles se concentram e qual é o tom das discussões estabelecidas por lá. Se fosse possível apontar o maior dos problemas dentro deste erro, sem dúvida a monocultura seria o maior deles.

Depositar todas as suas esperanças em uma só plataforma torna a sua ação limitada e pouco predisposta a dar certo. Trabalhar só o Facebook na esperança de construir uma comunidade real e que seja capaz de construir relacionamento em vez de curtidas vazias é um dos principais desafios de quem leva toda essa história a sério!

Não ter um planejamento ou estratégia – o pessoal de compras precisa de um planejamento? A equipe de novos negócios adota uma estratégia? Pois é, o pessoal de marketing digital vai precisar de um belo plano também. O fato de tudo ser rápido e praticamente imediato faz com que a existência de um planejamento seja crucial para o sucesso.

Existem vários pontos que devem ser previstos quando se faz um planejamento do zero, como a definição de tom e voz, periodicidade, linha editorial, canais de distribuição e assim por diante. Mais tarde, os planejamentos devem incluir ações específicas, previsões de pauta e projeções de resultados.

Lembre-se: todo e qualquer negócio deve ter seu foco em resultados reais.

Equipe não profissionalizada – seu sobrinho tem muitos amigos no Facebook e um blog superlegal? Que bom! Ainda assim isso não faz dele um profissional capaz de trabalhar com a gestão de marketing digital da sua empresa. A mesma coisa se aplica ao filho do vizinho ou quem quer que seja. Se você quer aumentar suas vendas, conseguir mais clientes e prospects, procure profissionais de verdade. Só assim a sua estratégia vai funcionar de verdade.

Investir em marketing digital significa em investir em pessoas capacitadas o suficiente para desenvolver ações que tragam os resultados esperados para empresa. De nada adianta contratar ferramentas superpoderosas se você não tem alguém capaz de interpretar os dados que elas extraem.

E você? Conte para a gente sobre os erros de marketing digital que você já viu acontecer!

 

5 comentários em “Os erros de marketing digital que as empresas cometem”

  1. Aqui em Curitiba parece incrível, mas o marketing digital ainda não aconteceu. É surpreendente o número de empresas em que você vai divagar sobre isso e te mandam para "a nossa agência de marketing"…. perdidos, perdidos, perdidinhos….

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.