Quando você ouve as palavras “resolvemos investir no marketing digital aqui para a empresa” só existem duas reações possíveis. A primeira delas é pensar “Nossa, que maravilha! Já estava na hora!”. A segunda é “Berenice, segura! Nós vamos bater!” (para quem não conhece essa expressão, por favor, clique aqui e veja).
Se você teve a segunda reação, existem motivos muito claros para isso. Ainda que pareça muito óbvio, existem empresas (algumas delas grandes e com capital para investir de verdade) que fazem isso com muita frequência. O grande problema está em acreditar que tudo na internet é muito barato, inclusive a mão de obra. Este é um dos maiores erros de marketing digital que as empresas cometem.
Veja abaixo quais são os principais erros de marketing digital
Problemas na identificação de canais de distribuição – são inúmeras as empresas que começam a estabelecer sua presença online de forma desordenada e puramente empírica. Veja bem, não há nada errado em construir e experimentar através da tentativa e erro, porém você precisa procurar embasamento.
Por isso, é imprescindível fazer o mínimo de pesquisa com o seu target e saber identificar quais são os espaços em que eles se concentram e qual é o tom das discussões estabelecidas por lá. Se fosse possível apontar o maior dos problemas dentro deste erro, sem dúvida a monocultura seria o maior deles.
Depositar todas as suas esperanças em uma só plataforma torna a sua ação limitada e pouco predisposta a dar certo. Trabalhar só o Facebook na esperança de construir uma comunidade real e que seja capaz de construir relacionamento em vez de curtidas vazias é um dos principais desafios de quem leva toda essa história a sério!
Não ter um planejamento ou estratégia – o pessoal de compras precisa de um planejamento? A equipe de novos negócios adota uma estratégia? Pois é, o pessoal de marketing digital vai precisar de um belo plano também. O fato de tudo ser rápido e praticamente imediato faz com que a existência de um planejamento seja crucial para o sucesso.
Existem vários pontos que devem ser previstos quando se faz um planejamento do zero, como a definição de tom e voz, periodicidade, linha editorial, canais de distribuição e assim por diante. Mais tarde, os planejamentos devem incluir ações específicas, previsões de pauta e projeções de resultados.
Lembre-se: todo e qualquer negócio deve ter seu foco em resultados reais.
Equipe não profissionalizada – seu sobrinho tem muitos amigos no Facebook e um blog superlegal? Que bom! Ainda assim isso não faz dele um profissional capaz de trabalhar com a gestão de marketing digital da sua empresa. A mesma coisa se aplica ao filho do vizinho ou quem quer que seja. Se você quer aumentar suas vendas, conseguir mais clientes e prospects, procure profissionais de verdade. Só assim a sua estratégia vai funcionar de verdade.
Investir em marketing digital significa em investir em pessoas capacitadas o suficiente para desenvolver ações que tragam os resultados esperados para empresa. De nada adianta contratar ferramentas superpoderosas se você não tem alguém capaz de interpretar os dados que elas extraem.
E você? Conte para a gente sobre os erros de marketing digital que você já viu acontecer!
RT @blogsocial41: ARTIGO NOVO! Os erros de marketing digital que as empresas cometem – Leia em http://t.co/dTtxgnjIrZ
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Aqui em Curitiba parece incrível, mas o marketing digital ainda não aconteceu. É surpreendente o número de empresas em que você vai divagar sobre isso e te mandam para "a nossa agência de marketing"…. perdidos, perdidos, perdidinhos….
Obrigado pelo artigo, Rafael.
Com essa grande ajuda, clientes darão mais valor aos nossos serviços.
Assim espero…
Muito bom, por favor mandem mais.