Conquistar novos clientes sempre será o objetivo de qualquer empresa. É assim que os negócios giram e vão à diante. O próprio marketing de conteúdo tem estratégias para isso. Entretanto, existe algo tão importante quanto atrair pessoas novas: reter clientes. Conseguir reter clientes na sua base é algo importantíssimo. Porém, muitas empresas acabam “se esquecendo” de cuidar de quem confiou nelas a ponto de comprar o produto ou serviço.
Na minha opinião, não poderia haver coisa pior do que deixar de cuidar dos seus clientes. Um cliente bem cuidado pode recomendar a sua empresa e os seus produtos para mais pessoas e isso faz muita diferença para os negócios, não faz? Por isso, separei 5 formas de usar o marketing de conteúdo para reter clientes com mais facilidade.
Veja abaixo:
1. Não prometa demais
Toda marca possui uma promessa, uma proposta de valor. Precisamos fazer com que essas duas coisas sejam realistas. Se prometermos o mundo e as estrelas para o seu consumidor ele vai nos pedir exatamente o que foi dito. Por isso, é melhor matermos os pés no chão e evitar frustrações. Nada é pior do que um cliente frustrado na hora da entrega da expectativa que foi gerada.
2. Crie uma comunidade
Quando seus clientes entram para a sua base, você precisa mantê-los próximos, unidos. Fazemos isso criando comunidades. Elas podem ser geridas através de boas ações de newsletters, redes sociais (páginas, perfis e grupos), fóruns e até mesmo a boa e velha mídia offline com suas cartas, ligações, revistas etc.
3. Ative os inativos
Como anda a participação dos seus clientes? Eles ainda se relacionam com a sua marca? É fácil saber isso. Basta consultar o seu CRM ou gestor de e-mail marketing (eu uso o Mailchimp) e direcionar campanhas para aquelas pessoas que já não interagem com você há algum tempo. Crie ações especiais, cupons de descontos ou então pergunte como elas estão usando o seu produto e se ele ainda é bom para elas. Isso mostra que você está preocupado com o que elas pensam 😉
4. Atendimento de primeira
Acredito que o atendimento, suporte, ou qualquer outro nome que você queira dar, é um dos principais pontos da estratégia para reter clientes. Lembra aquilo que falamos sobre um cliente satisfeito? Então, é o atendimento que você dá a ele que faz toda a diferença. Lembre-se das lições que o Marcus Sheridan deu a nós todos sobre o posicionamento das marcas. Precisamos nos entender como solucionadores de problemas das pessoas e colocá-las sempre em primeiro lugar na nossa estratégia.
5. Mude com frequência
Crie motivos para as pessoas procurarem a sua empresa. A mudança constante também é parte das estratégias para reter clientes. Ter sempre novidades interessantes é algo que gera curiosidade nas pessoas. Dê algo bom a elas! Mostre que você é capaz de se renovar e verá que as pessoas seguirão. E você? Faz algo diferente para reter seus clientes?