fbpx
Pular para o conteúdo
escrever1

8 dicas para começar a escrever melhor

Falar sobre conteúdo nos leva a um tópico inevitável: escrever. A base de todo bom conteúdo envolve escrever alguma coisa. Pode ser um artigo, roteiro, guia para infográfico ou até os tópicos para um podcast.

Por isso, muita gente acaba nem começando a produzir conteúdo por ter essa “barreira” quando o assunto é escrever. Este artigo aqui foi pensado para você que tem aquele pé atrás na hora de escrever. Pode ficar tranquilo, não é nenhum bicho de sete cabeças.

Listei aqui 8 dicas que me ajudaram bastante no começo e acho que podem ser bacanas para você também soltara mão e começar a produzir coisas bacanas por aí também 🙂

 

1. Pare de dizer “não sei escrever”. Tudo bem, pode ser que você não seja um jornalista ou publicitário. Talvez escrever não seja tão simples, mas só vai deixar de ser um problema quando você realmente colocar a mão na massa e começar a fazer alguma coisa.

O primeiro passo você já deu. Está aqui querendo saber mais sobre o assunto – isso já é um primeiro passo incrível! Aqui, a maior dica é: leia bastante e revise. Erros de português podem até acontecer, mas quando você lê bastante, começa a escrever melhor também 😉

2. Não espere pelas palavras perfeitas. Muita gente acredita que escrever exige ter um vocabulário incrivelmente extenso ou então usar palavras difíceis. Quem pensa assim não poderia estar mais enganado! Um dos segredos de um bom redator é escrever de um jeito simples e de fácil compreensão.

Abra o seu editor de texto, escreva um bom título e comece a escrever. Deixe que as palavras venham e não se censure muito. Escreva o que está na sua cabeça neste momento!

3. Leia em voz alta. Falar sozinho pode ser uma boa saída. Apesar de parecer um pouco louco, ler o que você escreveu costuma ajudar a saber se o artigo está indo no caminho certo. Às vezes temos a sensação de que o texto está truncado ou que algo poderia ser explicado de um jeito diferente. Leia em voz alta, fale sozinho. Isso ajuda muito no processo criativo.

4. Movimente seu texto. Uma das vantagens que nós temos em escrever em um computador é a de poder mover pedaços do texto para onde quisermos. Se um parágrafo fica melhor em outra parte do texto, faça isso! Recorte, cole, copie… Tudo o que for preciso para que o seu fluxo funcione bem.

Uma coisa que costuma me ajudar bastante é ter um “esqueleto” do texto com os tópicos que quero abordar. Assim vou preenchendo as lacunas conforme as ideias chegam. Arrasto, copio, recorto e colo trechos conforme eles se encaixam nos blocos de ideias!

5. Coloque palavras-chave para orientar o “esqueleto” do texto. Como estamos falando sobre organizar seu texto em um esqueleto, passe a colocar palavras que orientem o que você quer escrever naquele ponto. Trabalhar com tópicos é uma boa ideia e ajuda bastante a não perder o fio da meada ou então esquecer o que você queria dizer.

Procure usar frases curtas. Isso faz com que você não dê tantas voltas para explicar algo. Se você está sofrendo para isso, significa que o assunto ainda não ficou claro o bastante para você. Por isso, prefira sentenças mais enxutas 😉

6. Livre-se da internet. Ou pelo menos das redes sociais. Escrever é algo que exige foco. Logo, é importante que você feche tudo o que pode interferir na sua concentração. Geralmente os chats, redes sociais e telefones costumam tirar a nossa atenção das tarefas. Feche tudo o que precisar e ligue aquela playlista que você tanto gosta.

A música é a melhor companhia de um redator!

7. Não se prenda em “começar do começo” sempre. Às vezes você teve uma ideia muito boa para o final do texto e fica sem saber como começar. Até as linhas dos primeiros parágrafos aparecer na sua cabeça você já perdeu o ritmo.

Por isso, não se prenda com o “começar do começo”. O texto é seu, comece por onde quiser. Eu recomendo pelo menos escrever o título primeiro, mas se você já quer partir para a parte que está na sua cabeça, não deixe que as formalidades impeçam. Escreva o que está na sua cabeça!

8. Dê prazos a si mesmo. Mesmo que você não dependa deles de verdade, coloque datas limite para que você termine de escrever seus materiais. Colocar um pouquinho de pressão pode ser uma ideia interessante para que as coisas decolem de vez.

Usar um calendário editorial pode ser uma saída interessante para que você crie fluxos de criação de conteúdo para a sua rotina. Saiba como ter um calendário editorial bem organizado aqui.

E aí? Pronto para escrever?

3 comentários em “8 dicas para começar a escrever melhor”

  1. Luiza, a sugestão do Klaus era algo que eu ia fazer agora nos comentários e vi que ele publicou. Muito boa sugestão. Sempre busco soluções para passar por cima desses bloqueios, uma que uso sempre e até antes de escrever é a blocagem.

    Eu crio o meu mind map do artigo antes de escrever, dessa forma eu bloco como e o que vou falar no artigo. Já ajuda bastante na hora de montar um bom texto, Recentemente escrevi um ebook de 65 páginas em uma semana usando como base um mind map que levei uns 30min para criar.

    #ficadica (hashtag antiga pra caraca…rss)

    Fica aqui uma sugestão para não deixar as Redes Sociais, em especial o Facebook, acabar com a produtividade: http://www.olheforadacaixa.com/seja-mais-produtivo/trabalhar-pela-internet/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.