fbpx
Pular para o conteúdo
big data para pequenos negocios

Como usar o Big Data para pequenas empresas?

Todo mundo fala sobre a importância de usar os dados gerados pelo seu negócio para fazê-lo crescer ainda mais. É um princípio básico que tomou força quando ganhou um nome bacana lá fora – Big Data. Mas não se engane, o “big” não significa que as pequenas empresas não podem ter este tipo de informação.

Afinal de contas, onde encontrar essas informações do Big Data? Você não precisa ter um banco de dados enorme ou comprar um sistema caríssimo. Basta olhar para o seu negócio e aos dados que ele gera. O mínimo que você deve ter é:

  • CRM (Customer Relationship Management);
  • Web analytics (Google Analytics, SiteCatalyst etc);
  • Monitoramento de mídias sociais;

É claro que a sua base de dados não será gigantesca, mas é bom que você dedique um bom tempo para olhar para ela e tirar alguns insights que podem fazer seu negócio decolar. Uma aplicação interessante dessa análise é a criação personalizada de produtos de serviços para alguns grupos determinados de clientes. Para isso, você precisa atingir bons níveis de:

  • Volume
  • Velocidade
  • Variedade

Mantenha sua “pequena big data” sempre atualizada

Outro resultado interessante é descobrir como essas informações podem influenciar no seu estoque de produtos. Se você tem uma confeitaria e quer lançar um novo doce, que tal observar como as pessoas reagiram aos anteriores? Quais caraterísticas este produto tem em comum com os outros? Tudo isso está visível no seu controle de vendas.

Em alguns casos até a previsão do tempo pode ter participação no seu planejamento! O exemplo da confeitaria continua perfeito para isso. Quais são os produtos mais consumidos em dias de frio ou chuva? Como devem estar os seus estoques? Qual é o horário em que as pessoas vêm comprar pães especiais?

Assim fica mais fácil tratar bem seu cliente e entender o comportamento dele quando interage e consome sua marca. E então, vamos começar a analisar os números do seu negócio?

A Ciranda de Blogs é um projeto independente com o intuito de unir blogueiros de comunicação para refletir sobre alguns temas da nossa área. Conheça mais sobre na fanpage do projeto e faça parte dessa Ciranda.

Marcações: