Assim como qualquer outro relacionamento interpessoal, o marketing também tem suas etapas. O nome disso é jornada do consumidor, ou então, funil. Cada um dos estágios exige um tipo diferente de conteúdo para transformar aquele total desconhecido em um cliente fiel.
Saber e entender qual é a jornada do consumidor do seu negócio é importantíssimo para que você consiga resultados melhores. Quem não entende este processo e como converter aquela pessoa para as próximas etapas está aumentando as chances de perder clientes e diminuir resultados. Ninguém quer que isso aconteça, não é?
A solução para este problema é bastante simples. Como você já deve ter acompanhado no artigo sobre a jornada do consumidor, a recomendação agora é dividir e compreender a função dos 4 Es:
- Educar – estágio de pesquisa por informações
- Engajar – estágio de consideração e potencial para compras
- Encorajar – estágio de decisão de compra
- Encantar – estágio de uma nova compra do consumidor leal
Também podemos enquadrar cada uma dessas etapas de acordo com a abrangência do seu funil.
Outro fator que é muito importante é entender o que as pessoas esperam em cada etapa. Fale a língua delas! Não é difícil! Basta começar a se colocar no lugar delas: o que uma pessoa totalmente leiga precisaria saber para começar a entender sobre o seu negócio? Cada uma dessas etapas também tem suas buzzwords. Vamos observar o fluxo abaixo:
- Público geral: dicas, problemas, resolver, upgrade, melhorar, otimizar, prevenir etc.
- Lead: solução, serviço, fornecedor, ferramenta, dispositivo, software, aplicativo etc.
- Leads qualificados: comparação, versus, compensação, prós e contras, benchmarks, avaliações, testes etc.
Para facilitar o seu planejamento, preparamos uma planilha bastante simples de ser utilizada. Veja como funciona!
Até a próxima!