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Como aumentar sua base de contatos para e-mail marketing?

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No momento em que você começa a captar contatos para a sua base de e-mail marketing vem aquela dúvida: “Quero fazer e-mail marketing mas tenho uma base de dados muito pequena. Como posso fazê-la crescer?”

O pessoal da E-Goi tem algumas dicas de como fazer isso acontecer. Segundo eles, não há uma única resposta mágica, mas a chave está sempre em promover a cadastro na sua newsletter. Para que isso aconteça com mais frequencia, eles recomendam começar pelos canais de contato comercial direto.

Não precisa ser algo muito complexo neste primeiro momento. Um exemplo disso é o cartão da sua empresa. Que tal colocar uma frase incentivando o cadastro na sua newsletter? Para casos de empresas que já tenham uma base de contatos telefônicos, pode-se pedir aos cadastrados que forneçam seus e-mails.

Como você já percebeu, captar mais e-mails é um trabalho contínuo de divulgação dos meios de cadastro para a sua base. Portanto, insira este endereço no máximo de canais que você tiver acesso. A assinatura do seu e-mail pode ser uma área nobre.

Por isso, confirme se há um link bem visível para cadastro na newsletter em todas as páginas do seu website. Considere também fazer aparecer automaticamente um convite ao cadastro (numa layer ou popup) se o visitante estiver mais do que um certo número de minutos no site.

E-books, Arquivos, Pesquisas…

Dê algo de valor aos seus visitantes online para ficar com os contatos deles. Por exemplo, ofereça um estudo interessante em PDF no seu site imediatamente acessível só a quem se cadastrar na newsletter. Os autoresponders do E-goi são ideais para esta função.

Outra forma interessante de atingir estes objetivos é anunciar no seu site alguma promoção ou descontos exclusivos para os visitantes que se inscrevam na newsletter. Incluir um botão “enviar a um amigo” em todas as páginas do site é uma boa ideia, pois ajuda a potencializar o boca-a-boca e trazer mais visitas.

Em cada newsletter enviada, não se esqueça de desenhar um botão bem grande e apelativo com a mensagem “Enviar a um amigo”. Use os códigos do E-goi para transformar esse botão num link de recomendação.

Uma forcinha das mídias sociais e de SEO

Quanto tempo faz desde a última revisão de SEO do seu site? Mantenha-o sempre otimizado para que apareça em boas posições nos resultados de busca. Quanto mais visitas, mais possíveis inscritos.

Potencialize a criação de uma comunidade interessada na sua empresa. Use, por exemplo, o Facebook ou o Ning para criar rapidamente uma comunidade online.

Depois de criar a sua rede no Facebook, tente granjear o maior número possível de seguidores. Para isso, coloque regularmente informações no seu perfil que sejam suficientemente interessantes para que os seus seguidores as transmitam logo a outras pessoas. Sempre que possível, inclua nessas informações o link de cadastro na newsletter.

Personalize a sua própria página do Facebook com um formulário de cadastro directo na sua newsletter. Já que falamos de redes sociais, não se esqueça do Twitter. Abra uma conta nesta rede social e sempre que enviar uma newsletter faça também um tweet com o link respectivo.

Nem só de internet viverá a sua base

Promova o seu próprio evento. Pode ser a inauguração de uma nova loja, um workshop, uma exposição, etc. É óptimo para reunir os seus clientes e amigos e aproveitar para os convidar ao cadastro na sua newsletter.

Não se esqueça dos canais offline, como feiras e eventos. Leve sempre consigo fichas de cadastro na newsletter e incentive os visitantes do seu stand a preenchê-los para receberem informações sobre a sua empresa mais tarde.

Durante o evento, sempre que alguém lhe deixar um cartão, pergunte à pessoa se a pode cadastrar na sua newsletter para ficar informada sobre a sua empresa. Depois do evento, copie para um ficheiro Excel (ou introduza directamente no E-goi) os dados dos cartões com que ficou.

Faça uma parceria com uma empresa não-concorrente para que as newsletters de ambas as empresas tenham um espaço onde possam promover-se mutuamente. Por exemplo, reserve para si um espaço promocional na e-news dessa empresa com um convite ao cadastro na sua própria newsletter. A outra empresa fará o mesmo.

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