Bastidores: Conheça a metodologia de conteúdo por trás deste e outros artigos

Escrever, como boa parte das coisas que a gente faz todos os dias, precisa ter um método, algo que coloque ordem na bagunça que é a nossa cabeça.

Conseguir encontrar ordem nesse caos pode parecer meio impossível, mas acredite, não é. Depois de quebrar a cabeça por causa disso, consegui encontrar uma metodologia que funciona tranquilamente para mim e sei que ela pode ser interessante para você também.

Bom… Antes de mais nada vamos entender quais tópicos a gente vai abordar neste artigo 😉

  1. Como fazer uma pesquisa de tema?
  2. Organize-se! Tenha um calendário editorial
  3. Estrutura de títulos atraentes
  4. Edição de texto

Vamos começar!

Como fazer uma pesquisa de tema?

Este é um problema do qual vejo bastante gente reclamando. A tal falta de assunto não é uma coisa que acontece em elevadores curitibanos (mentira, a gente é bem simpático por aqui, tá?). Entretanto, você vai ficar assombrado com a quantidade de assunto que vai encontrar se mudar só uma coisa na sua rotina.

Em vez de pensar sempre no mundinho da sua empresa, pense no que acontece na vida das pessoas que consomem o que você está oferecendo. BOOM! Uma nova porta se abriu e agora você tem um universo vastíssimo de assuntos para conversar com a sua audiência.

Ainda assim, você precisa saber quais assuntos estão populares neste momento. Por isso, ler bastante é algo que você precisa incluir na sua rotina para ontem! Além disso, siga perfis de pessoas relevantes no seu nicho no Twitter, Facebook e LinkedIn – no caso do LinkedIn, participe de grupos ativamente!

Uma vez feito isso, você já deve ter notado alguns padrões e percebeu que existe um burburinho em torno de algum tema específico. Agora, é hora de você encontrar assuntos relacionados a ele para expandir o seu leque.

hashtagifyme

Gosto muito de uma ferramenta chamada Hashtagify.me. Ela permite que você busque temas e exibe mais assuntos relacionados, inclusive com o percentual de proximidade com o tema central que você escolheu. Vale a pena explorar essa ferramenta!

Encontrou vários assuntos agora, não é? Então é hora de organizar isso tudo! Vem comigo!

Organize-se! Tenha um calendário editorial

Este é o melhor jeito para você manter o controle sobre o que vai ser publicado no seu blog (e também nas suas redes sociais) e nunca ficar sem assunto! Se você não sabe bem ao certo como começar o seu calendário editorial, não tem problema!

Clique na imagem abaixo para acessar o modelo de calendário que deixei para você. Mas lembre-se: você precisa salvá-lo na sua pasta do Google Drive, do contrário, todo mundo poderá ver o que você está planejando e a sua estratégia vai pelo ralo.

Calendário Editorial

O preenchimento deste documento não tem segredo nenhum. É só usar as colunas para orientar a sua produção de acordo com o assunto, título (já vamos falar sobre isso), data de publicação, palavras-chave, público-alvo que você pretende atingir, os objetivos pelos quais esse artigo foi escrito e as referências sobre aquele assunto – neste último campo, cole os links que você encontrou sobre o tema.

Estrutura de títulos atraentes

Criar um título nem sempre é algo fácil. Pessoalmente, escrevo os títulos antes de começar o texto – isso me ajuda a pensar no primeiro parágrafo e na sequência que pretendo dar ao texto.

Ainda assim, tem quem prefira escrever o título por último… Enfim, isso não é o fim do mundo, até porque já cheguei ao final do artigo e mudei vários títulos que haviam sido “brilhantes” no primeiro momento.

Mas estamos aqui para falar dos elementos que fazem de um título algo interessante e que estimule as pessoas a clicar. Bom, podemos listar alguns tipos de títulos que fazem sucesso:

Os títulos são os elementos que definem se o seu artigo vai decolar ou não. Ele precisa trabalhar de maneira alinhada com a sua marca, buyer persona e utilizar gatilhos para que as pessoas sintam que estão perdendo algo incrível se não clicarem.

Porém, tome muito cuidado para não soar muito apelativo, ok? Ninguém gosta de gente empurrando coisas das quais a gente nem sabe ainda se quer ou não. Portanto, coloque-se no lugar do seu leitor: o que te faz clicar em algum link para ler o artigo?

Edição de texto

Como diria a senhora minha avó, é aqui que a porca torce o rabo. Você já se garantiu na pesquisa, no calendário e no título. Agora chegou a hora de mostrar o que você realmente sabe. E quando eu digo você é você mesmo!

Nada de copiar texto dos outros! Além de ser crime, mostra para a sua audiência que você não sabe do que está falando e ainda será penalizado pelo Google por duplicação de conteúdo.

Outra coisa importante. Reparou que este artigo está divido em partes bem definidas? Isso serve para orientar a sua leitura e ajudar a localizar as informações de maneira mais rápida e eficiente. A gente sabe que as pessoas geralmente só “escaneiam” o texto em vez de ler de cabo a rabo. Por isso, torne as informações mais fáceis de serem encontradas 😉

Bom… Este é um pedacinho da minha metodologia para produzir conteúdo e criar esta rotina me ajudou bastante, já que eu não preciso mais quebrar (muito) a cabeça para montar as minhas listas de pauta.

Conte aqui nos comentários como este artigo te ajudou e os pontos que você teve dúvidas! Ficarei feliz em te ajudar 🙂

Luísa Barwinski

Especialista em marketing digital viciada em produção de conteúdo e inbound com foco em growth.

Você também pode se interessar por

2 Comentários para “Bastidores: Conheça a metodologia de conteúdo por trás deste e outros artigos”

  1. Sem dúvidas encontrar assunto é algo que acaba com a minha vida, ainda mais quando você escreve artigos diariamente. Tem dia que sobra assunto e tem dia que você revira a internet inteira atrás de algo que alguém pode vir a pesquisar ou se interessar ao ver o link compartilhado na página do cliente, mas não encontra nada, e só quando está bem em cima da hora você encontra algo e tem que fazer milagre para não perder o prazo, rs.
    Muito bacana o artigo, seu site está favoritado e será grande fonte de consultas 😉

    Responder

Responder