fbpx
Pular para o conteúdo

Agendar é bom, mas vá com calma!

Agendar é bom, mas vá com calma!

Os últimos dias foram de muita alegria e felicidade para os analistas de mídias sociais, que ganharam a ferramenta de agendamento nativo no Facebook. A função elimina ferramentas terceirizadas como o PostCron e as funções específicas do Hootsuite, SproutSocial, TweetDeck e tantos outros.

A novidade também permite criar posts retroativos em uma página, o que pode ser útil em alguns casos de conteúdos que não se aplicam a marcos históricos ou algo que o valha. Outra consequência do agendamento de posts integrado ao próprio Facebook é a contenção de perdas no EdgeRank.

O uso de ferramentas para programar posts provocava uma queda de 70% no percentual de engajamento. O gráfico abaixo, produzido pelo próprio Hootsuite e reproduzido no InsideFacebook ainda em 2009, mostra essa diferença de acordo com a ferramenta. Portanto, quanto mais confiável fosse a plataforma de programação, melhor seria o resultado.

Hootsuite - Engajamento no Facebook

No InsideFacebook há um pedido de que o Facebook seja mais transparente quanto as suas relações com as ferramentas da sua Whitelist, ou seja, aquelas que recebem menos ou não têm qualquer redução no potencial de engajamento.

Essa abertura seria muito válida. Ainda que estes recursos tenham sido “eliminados” pela nova função da rede social, é interessante conhecer quais possibilidades ainda não foram exploradas e novas maneiras de obter bons índices de engajamento podem ser implementadas. É certo que nem tudo depende da ferramenta, mas saber se você está fazendo tudo certo já ajuda muito nessas horas, não é?

Ainda não está claro se haverá algum tipo de “penalidade” para quem agendar postagens pelo próprio Facebook. Resta observar o desempenho das publicações programadas em relação às outras que foram inseridas sem este recurso.

Marcações: