Apesar de ainda existirem poucos casos, volta e meia escuto gente comentando que o cliente quer porque quer usar o Facebook como perfil e não como página, como seria o certo. Mesmo depois da obrigatoriedade fixada pela equipe de Mark Zuckerberg, os executivos continuam não entendendo o motivo pelo qual não podem ser “amigos” dos seus clientes e consumidores.
Você pode até chorar, gritar e fazer igualzinho ao rapaz abaixo:
A verdade é que você precisa de bons argumentos para poder justificar o fato de a FanPage ser o meio mais adequado para a marca se posicionar no Facebook. Aqui vão alguns deles:
1) Métricas e monitoramento
As FanPages têm aquele lindo recurso chamado Facebook Insights, que traz informações importantes sobre a movimentação, leitura, engajamento e várias outras métricas sobre a página. Além disso, fica muito mais fácil monitorar conversações.
2) Anúncios
Outro motivo argumento bastante válido pode ser construído com base nos anúncios do Facebook. Só é possível criar Facebook Ads a partir de uma FanPage e com eles você aumenta a visibilidade do conteúdo e atinge mais pessoas, além de poder promovê-los individualmente.
3) Agendamento
O tão falado e comemorado agendamento nativo de publicações no Facebook só pode ser feito a partir de páginas e não de perfis. Portanto, se o seu cliente ou chefe quer ter uma postagens nos finais de semana e feriados, deve usar a plataforma no modo FanPage e incluir uma data de fundação, inauguração ou algo que o valha.
4) Mas e as fotos, mensagens e marcações?
Todos esses recursos estão disponíveis no modo página. Apesar de não existir chat para FanPages, você pode utilizar outras coisas mais interessantes como abas interativas e que podem até mesmo suportar um chat específico para suporte, se este é o motivo pelo qual o seu cliente não abandona o perfil.
5) Limite de 5 mil amigos
Cada perfil tem o limite de 5 mil amigos. Se você quiser ter mais pessoas falando sobre a sua marca no Facebook, deverá criar mais e mais perfis. Qual a praticidade disso? Nenhuma, veja só! Então crie uma página e viva com alegria essa vida sem limites de pessoas amando e dizendo ao mundo que “Curtem” a sua marca.
6) É obrigatório – pontofinal
A partir do momento em que alguém cria uma lei ou regra, ela está ali para ser cumprida. Do contrário, as coisas ficam muito bagunçadas e tudo começa a dar errado. Então, se existe a obrigatoriedade de transformar o perfil em uma digna FanPage, faça. Toda regra possui algum tipo de punição e neste caso, pode ser a exclusão.
Se você conhece mais algum motivo contundente para convencer o cliente de que a FanPage é o jeito certo, escreva para a gente! E se você conhece alguém que deveria ler este post, por favor, envie. Nem que seja por indireta.
Por um mundo com mídias sociais bem utilizadas! 😉
*Este post nasceu graças à discução do Lucas Parisi, Leandro Lopes, André Brazoli e Gleidson Moreira, no grupo da Trespontos Brasil no Facebook.