Encontrar conteúdos interessantes e compartilhar é uma mecânica que já se tornou natural para quase todo usuário de redes sociais. Entretanto, esta ação é basicamente manual, ou seja, depende única e exclusivamente da pessoa que está do outro lado do teclado para existir. Porém, alguns aplicativos têm transformado essa dinâmica.
Exemplos bem claros dessa mudança são os aplicativos do jornal inglês The Guardian e do Yahoo! Notícias. Ao instalar o aplicativo, você está permitindo que tudo o que se lê nesses dois agregadores de notícias seja publicado automaticamente na sua timeline. Apesar de ter concordado, muita gente considera esse tipo de funcionamento invasivo – afinal de contas nem tudo o que se faz na internet precisa ser compartilhado, não é mesmo?
De acordo com o Mashable, o Facebook usa desse sistema para gerar mais engajamento e tráfego para os portais de notícias. Pode até funcionar muito bem, mas isso vai saturar a troca de links e itens compartilhados.
What is trending?
Essa estrutura já é muito bem conhecida pelos usuários do Twitter. Os Trending Topics já foram um excelente termômetro do que está acontecendo de importante na internet. Hoje, ele até reflete alguns fatos importantes mas foi tomado por pedidos desesperados de fãs de Justin Bieber, Lady Gaga e outras celebridades.
Com intenção semelhante à origem dos Trending Topics, o Facebook ensaia o seu Trending Articles somente para alguns usuários. O novo recurso é bastante interessante, já que reúne as notícias que os seus amigos acreditam que são relevantes. Neste ponto, os aplicativos de postagem automática podem ser usados “para o bem” e não para poluir a timeline com títulos estranhíssimos.
Lembrando que esse novo recurso funciona apenas para os aplicativos de social reading, por enquanto. Quem sabe, essa iniciativa possa se expandir para os links comuns de outros portais de notícias – ou até mesmo blogs. Assim podemos voltar a ter um termômetro do que está fazendo mais barulho nas redes sociais.
Poderia até existir uma divisão dos artigos que são populares entre os seus amigos e uma lista geral de todo o Facebook. Bastaria submeter o link no seu perfil e pronto! O ganho de tráfego e engajamento nos sites de notícias seria imenso. Agora é esperar por uma movimentação dos desenvolvedores para que isso aconteça.