Recentemente o Facebook anunciou uma mudança interessante no algoritmo do News Feed. Agora, os memes começam a perder relevância em relação a artigos e notícias com comentários recentes. Isso significa que a partir de agora, os usuários da rede social de Mark Zuckerberg começarão a ler mais notícias.
Em outras palavras, você vai começar a ver muito menos Chapolins, curiosidades e memes que os seus amigos possam postar. Com isso, veremos mudanças interessantes nos percentuais de interação e engajamento com posts em formato de imagem – que foi tão valorizado no último ano.
Contudo, isso não significa que a estrutura da rede deixará de valorizar aspectos visuais. A imagem destacada nas notícias e artigos deverá ser tão boa quanto a notícia, já que não se trata de uma regra do Facebook. Estamos falando de uma tendência global de valorização de imagens.
Esse caminho está tão forte que até o próprio Google vai começar a exibir imagens ao lado de links comuns nos seus resultados de busca. Não, não estamos nos referindo aos resultados de Google Imagens. Agora os snippets de texto terão uma bela foto à esquerda.
Como você deve entender esta notícia e o que vai mudar na sua vida?
– O Facebook está apostando todas as suas fichas em ser uma fonte interessante de notícias. Uma pesquisa recente mostra que 1 em cada 3 norte-americanos usam a rede para saber o que acontece no mundo;
– Isso que você acabou de ler vale ainda mais para smartphones e tablets. A média de crescimento da base mobile do Facebook cresce, em média, 45% de um ano para outro;
– A sua página não deve ser um banco de links puramente postados. O Facebook defende que a postagem dos links deve ser feita de forma contextualizada, com um breve resumo ou introdução sobre o assunto no espaço para post.
– O Facebook pode estar começando um movimento por mais conteúdo de qualidade e menos humor, tornando a rede interessante para educação, produtividade e até mesmo trabalho (de quem não é da área de marketing digital).