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5 Tendências para o Marketing Digital em 2014

Não é nenhuma novidade dizer que o mercado digital se transforma rapidamente. Portanto, você como um bom profissional da área precisa se manter bem atualizado e por dentro do que será importante para a estratégia da sua empresa. Selecionamos algumas das principais tendências para o marketing digital em 2014. Aqui vão elas:

Conteúdo com foco no cliente

Sabe aquela ladainha promocional que todo mundo faz? Pois bem, isso já está com os dias contados. Apesar de ser importante comunicar promoções e oportunidades de venda, manter toda a sua comunicação em cima disso pode ser um erro. Michael Brenner, Vice-presidente de marketing da SAP, deu uma entrevista à Forbes em que ele afirma que o sucesso está no fato das marcas se transformarem em produtores vorazes de informação e envolver o cliente. Ele cita exemplos como o Netflix, com o “House of Cards”, Red Bull com a Media House e a Amazon com a Alpha House.

Tempo real

Saber aproveitar assuntos do momento e ter a liberdade de opinar sobre eles é imprescindível para quem pretende ter mais participação do usuário/consumidor nos seus canais de conteúdo. Isso não significa usar memes ou ser totalmente descolado todo o tempo. Você pode usar o marketing em tempo real para mostrar que você se importa. Essa abordagem é importante em casos como desastres naturais, grandes manifestações e por que não fatos engraçados do cotidiano.

Poder aos fãs e funcionários

Marcas são o resultado da combinação de pessoas e projeções. O grande segredo neste ponto está em saber abrir mão de alguns controles e deixar que as pessoas que estão envolvidas no cotidiano da sua marca comecem a criar laços cada vez mais estreitos com o que você comunica, faz perceber e vende. Por isso, começar pelos seus funcionários é essencial. Eles são o seu maior exército de advogados de marca. Pense na força que essas pessoas têm.

Em segundo lugar e nem um pouco menos importante estão os seus fãs. Quem consome (ou gostaria de consumir) seus produtos também precisam ter este impacto positivo. Porém, dar poder ao seu consumidor significa tê-lo como aliado e esta é uma relação incrivelmente delicada que precisa ser nutrida com bastante cuidado. Seus advogados de marca precisam promover e criar com você e não para você.

A volta da privacidade

Depois de perceber todos os escândalos e prejuízos que a superexposição das redes sociais podem causar, cada vez mais as pessoas irão recorrer às maneiras mais privadas de conversação. Prova disso é o Instagram Direct e a força que o Snapchat tem adquirido nos últimos meses.
Portanto, é preciso entender as motivações reais do seu público-alvo. Em breve as comunicações deixarão de ser tão públicas assim e a essência das conversas, indicações e avaliações nem sempre estarão visíveis.

“Este programa é um oferecimento de…”

As marcas estão voltando às origens da propaganda em meios eletrônicos. A publicidade nativa é tida como uma das grandes tendências para 2014 neste mercado e cada vez mais os usuários começam a perceber valor no envolvimento das marcas coma informação de qualidade enviada pelos veículos.

A associação da marca a um conteúdo interessante passará a comunicar o valor que o anunciante dá à educação dos seus consumidores e o quão especialistas eles precisam ser para utilizar aquele produto. Isso significa dar condições ao leitor-consumidor-usuário para que ele conheça mais sobre o nicho. Muitas vezes, a marca pode até mesmo se tornar um publisher, em casos especiais.

E você? Em qual tendência vai apostar suas fichas em 2014? Conte para a gente nos seus comentários!

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