fbpx
Pular para o conteúdo
estrategia

9 passos para produzir conteúdo de qualidade

Produzir conteúdo pode até ser algo fácil de se fazer quando existe um direcionamento estratégico claro o suficiente. Entretanto, esta é a pergunta que muita gente se faz há anos: como definir este tal direcionamento estratégico para a produção de conteúdo?

É claro que trabalhar com este tipo de documento em escala macro é um pouco mais complicado, já que precisamos ter definições bastante claras de personas, clusters e pesquisas extensas. Porém, na rotina diária, quando precisamos criar documentos derivados deste que acabamos de falar, as coisas começam a ficar mais palpáveis.

Existem 9 passos que sempre me ajudaram na hora de construir briefings para criação de conteúdo e acho que podemos ilustrá-los em forma de pirâmide para compreendermos melhor a dimensão de cada uma das etapas.

9 passos

Agora, vejamos cada um dos pontos:

Potencial de Compartilhamento – Este conteúdo é interessante o bastante para que alguém queira compartilhá-lo com outras pessoas? Ele está no melhor formato de entrega ao consumidor para ser compartilhado? Tudo isso precisa ser levado em conta, até o total de caracteres do seu tweet!

Comportamento Nativo – A sua mensagem está de acordo e complementa o comportamento natural dos seus visitantes? Procure saber como o seu público-alvo reage com este tipo de assunto e quais outros temas eles costumam falar sobre.

Mensagem comercial – Seja sutil! É claro que o seu conteúdo precisa ter algum gancho comercial (quando for exigido, é claro) ou ao menos designar uma ação. Isso significa inserir um call to action no seu texto para que ele induza o leitor a fazer alguma coisa que seja quantificável para medir o retorno deste esforço.

Textos âncora – Este é um problema recorrente e que tem reflexos no seu resultado orgânico (SEO). Os textos âncora são importantes pois dão uma explicação prévia do que a pessoa deverá encontrar na outra página. Também é importante que você verifique a qualidade deste destino. No caso de posts em redes sociais, tenha certeza de que o texto explicativo está claro e atrativo o bastante, ok?

Utilidade real – Pense no motivo pelo qual você está pensando em produzir este conteúdo. Ele realmente vai agregar alguma coisa à vida das outras pessoas? Qual será a utilidade dele? Talvez este seja o ponto principal dentro da sua estratégia!

Simplicidade – Pessoas gostam de ideias simples e objetivas. Seja direto e demonstre seu propósito logo no início. Isso ajudará a abrir algumas portas e melhorar o seu desempenho.

Palavras-chave com foco no usuário – O principal ensinamento do SEO é colocar o usuário em primeiro lugar e tentar entender como ele busca as informações que são importantes para ele. Um exemplo simples: você guarda seus alimentos em uma geladeira ou em um refrigerador?

Repetição – Este é um recurso comumente utilizado em programas de rádio. Como a comunicação digital, assim como o rádio, costuma ter comunicação fragmentada e intermitente, é importante que saibamos reforçar e repetir a mesma um assunto em específico para que quem esteja do outro lado consiga absorver a informação da melhor maneira possível independente do momento em que ela chegou até lá.

Otimização da plataforma – Procure explorar todas as possibilidades que a plataforma de conteúdo que você escolheu permite utilizar. Se você está fazendo um post para blog, que tal criar uma enquete ou algo que crie mais engajamento com o seu público?

Depois de conferir se o seu briefing estratégico está de acordo com cada um destes passos, pode começar a produzir sem medo! Você tem outra metodologia? Divida conosco nos comentários 😉

1 comentário em “9 passos para produzir conteúdo de qualidade”

  1. Luísa Barwinski, perfeitamente plausível agregar a piramide complementando "Simplicidade" as diferenças sociais; discrepância essa na qual sobrevivemos; fato este que dá-se tanto neste país , quanto tantos outros semelhantes.. segue este link complemento não acadêmico, mas de grande valia à bons olhos. Obrigado pelo briefing.
    http://www.youtube.com/watch?v=V1XOt-PRUDo
    dá minha autoria..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.