Quem ainda não ouviu falar em branding ou mídias sociais? Se você trabalha na área de marketing digital e nunca ouviu falar nessas duas coisas, tem algo errado aí. Os dos conceitos são muito bem difundidos, mas acho que vale a pena revisarmos – só para vermos se estamos fazendo tudo certo, ok?
Branding é o conjunto de técnicas utilizadas para que a sua marca fique “gravada” nas pessoas de forma positiva. Parece muito simples quando colocamos assim, não é? Contudo, uma boa estratégia de branding exige que você, acima de tudo, saiba se comunicar bem com o seu público.
Para que isso aconteça de forma natural, muita pesquisa precisa ser feita para conhecer bem o público e saber qual é a forma mais fluente de conversar com eles. Branding é fazer com que toda forma de percepção do consumidor seja positiva para a marca. A final de contas, o branding é tudo aquilo que o público diz.
As formas com que você se relaciona com o seu público podem variar. As mídias sociais são apenas uma das várias maneiras. Porém, hoje tem-se um grande destaque para os canais digitais por um simples motivo: a fácil mensuração.
O Social Branding é uma das maneiras de fazer trabalhar com linguagens que gerem percepções do seu público sobre a sua marca através das plataformas de redes sociais. Isso quer dizer que existem estratégias diferentes nessas mídias.
Awareness e vendas
Quando se inicia qualquer projeto digital em redes sociais é importante definir muito bem os objetivos principais. O que você quer atingir ao criar postagens todos os dias? Ao adotar uma estratégia de brand awareness você não está mirando essencialmente no aumento de vendas, mas é possível que ele seja a sua estratégia dominada, enquanto o awareness é o dominante.
Ao tomar conhecimento sobre a marca e os benefícios do produto ou serviço que você fornece, o consumidor é instigado a converter, mas o primeiro impulso dele será entrar em contato – o que faz dele um lead, um potencial comprador. Por isso, as estratégias de Social Branding estão muito mais conectadas à geração de leads do que às vendas propriamente ditas.
É possível trabalhar as duas vertentes ao mesmo tempo? Sim! Porém é preciso adotar duas correntes de discurso que atendam aos objetivos, sem perder o tom definido pela voz da marca. Complicado? Na verdade não… É só entender que mensagens com teor mais varejista tendem a converter vendas muito mais rápido quando existe alguma promoção ou vantagem especial nos canais de venda (loja ou e-commerce).
Até a próxima 😉
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