A gente já conhece bem a importância de estudar a fundo as personas e entender suas dores, necessidades e como trazer soluções para suas vidas, certo?
E entender esses pontos de dor na nossa marca, será que é possível? Será que conseguimos enxergar todos os pontos de fraqueza e saber como melhorá-los?
Analisar esse cenário permite que a empresa observe tudo de uma forma mais ampla e pense em estratégias pautadas no seu crescimento, planejando e gerenciando seus processos com mais facilidade.
Hoje, vou ensinar como utilizar a Análise SWOT para identificar esses pontos e como ela pode se transformar em uma ferramenta poderosa na hora de produzir conteúdo. Pronto para gerar mais resultados para a sua empresa? Então vem comigo:
O que é Análise SWOT?
É uma ferramenta criada pela Universidade de Stanford na década de 60 e que até hoje facilita a elaboração de um planejamento estratégico, analisando informações importantes de uma empresa, como:
- Forças (Strengths)
- Fraquezas (Weaknesses)
- Oportunidades (Opportunities)
- Ameaças (Threats)
Traduzindo para o português, ela ganhou uma sigla carinhosa, a FOFA. 🙂
Ela é dividida em dois ambientes, o interno e o externo. O primeiro diz respeito ao seu negócio, observando o que ele tem de pontos fortes e fracos.
Já o segundo vai falar dos aspectos que estão fora do controle da sua empresa e funcionam quase que como uma previsão futura e como você pode aproveitar isso a seu favor ou se proteger.
Planejamento estratégico: por onde começar?
Todo planejamento começa por uma pesquisa do que está acontecendo no seu segmento de mercado.
É aqui que você identifica suas personas, concorrentes, quais são os melhores canais para se comunicar e quais assuntos está sendo discutidos no momento.
A tarefa é bem simples e prática. Abra o Google e busque os principais nomes do seu mercado. Entre nos seus sites, perfis nas redes sociais e comece a analisar que tipo de conteúdo eles abordam e como eles se comunicam.
Com o tempo, você vai começar a descobrir algumas falhas e também alguns pontos fortes dessas marcas. Anote tudo, depois te conto o que você vai fazer com isso!
Como fazer a sua Análise SWOT
Primeiro, vamos entender o que é cada uma das siglas:
Forças (Strengths)
São todos os elementos internos que fazem a sua marca ser forte no mercado. Pense na sua equipe, estrutura, equipamentos, tecnologia, processos, metodologia, etc. Por exemplo:
- Equipe técnica especializada
- Equipe comercial proativa
- Localização privilegiada
- Rede forte de contatos
- Automatização de processos
- Portfólio forte
Fraquezas (Weaknesses)
As fraquezas também representam elementos internos, mas que de alguma forma atrapalham o seu negócio. Vamos aos exemplos:
- Equipe pouco qualificada
- Processo de entrega falho
- Custos altos
- Problemas com vendas online
- Operações lentas
Oportunidades (Opportunities)
Agora é o momento de analisar os elementos externos à empresa. Você não tem controle sobre eles, mas eles podem ajudar no crescimento do seu negócio. Dá uma olhada nos exemplos:
- Leis
- Ter acesso a uma nova tecnologia
- Consumidores receptivos
- Metodologia que possibilita a redução de custos
- Mudanças de hábito do público
Ameaças (Threats)
E por último, vamos pensar naquelas situações externas que atrapalham o seu negócio. Você também não tem controle sobre elas, mas é importante saber que elas existem e tentar se proteger de alguma forma, pensando em soluções. Exemplos:
- Crise financeira
- Entrada de um concorrente forte no mercado
- Variações cambiais
- Alteração do preço de matérias-primas
- Escassez de mão de obra qualificada
Aplicando a SWOT na produção de conteúdo
Agora que você já mapeou todos os pontos da sua marca, fica mais fácil adaptar isso para a produção de conteúdo.
Você vai ver que o princípio é o mesmo, basta pensar em elementos mais específicos e olhar para a forma como a sua empresa vem se comunicando com seu público.
Agora vamos tornar seus processos mais estratégicos para que a sua marca se comunique com as pessoas certas, na hora certa e de acordo com seus objetivos!
Comece pelos pontos internos (Forças e Fraquezas) e depois analise os pontos externos (Oportunidades e Ameaças).
Divida tudo em tópicos curtos e objetivos e escreva cada um deles em suas respectivas áreas da matriz. Deixe tudo bem visual, coloque cores diferentes para cada área e destaque as palavras chave. Vamos lá?
Forças (Strengths) na produção de conteúdo
Pense em todos os pontos fortes que existem especificamente na produção de conteúdo. Por exemplo:
- Equipe dedicada a produção de conteúdo
- Equipe comercial participativa
- Canais de comunicação bem ativos
- Ótimo relacionamento com clientes atuais
Fraquezas (Weaknesses) na produção de conteúdo
O que anda atrapalhando o desenvolvimento do seu negócio?
- Equipe com acúmulo de tarefas
- Falta de tempo para produzir conteúdo
- Falta de conhecimento para se comunicar de forma assertiva
- Dificuldade em fidelizar clientes
- Não encontram a linguagem certa para cada canal
- Não tem um blog
Oportunidades (Opportunities) na produção de conteúdo
E os elementos que você não tem controle no ambiente externo? Quais podem ajudar o seu negócio?
- Concorrência oferece um conteúdo superficial
- Ter acesso a uma nova tecnologia de automação
- Público engajado e interessado
- Metodologia que possibilita a redução de retrabalho
Ameaças (Threats) na produção de conteúdo
E os fatores externos que podem dificultar o crescimento da sua empresa, quais são eles? Como eles afetam a sua marca?
- Os canais de comunicação online podem mudar o critério de distribuição
- Entrada de um concorrente forte no mercado, com conteúdos muito ricos
- Escassez de profissionais de conteúdo qualificados
Concorrentes
Lembra daquelas anotações que você fez lá no começo do artigo e que falavam sobre as percepções dos seus concorrentes? Agora você pode começar a comparar a sua SWOT com a deles!
- Para facilitar, faça perguntas como:
- A mão de obra da concorrência é capacitada?
- Por quê eles são melhores posicionados?
- Por quê eles são mais procurados pelos consumidores?
- Por quê eles engajam mais que a minha marca?
Identificando os pontos fortes e fracos dos seus concorrentes, você pode encontrar oportunidades e ameaças para completar a sua análise SWOT.
Conclusão
Planejamento estratégico são duas palavrinhas que não devem nunca sair do seu vocabulário e a Análise SWOT ajuda você a obter diversas informações para que o seu planejamento se torne mais fácil de ser aplicado e também, muito mais seguro, ajudando assim na tomada de decisões, aumentando a autoconfiança e trazendo transparência para o processo.
Se você tiver alguma dúvida na hora de montar a sua SWOT, deixe um comentário aqui, que a gente ajuda! 🙂