fbpx
Pular para o conteúdo

Social, local e mobile

Social, local e mobile

Creio que o futuro do marketing digital, se resume a três palavras: social, local e mobile. Apesar de ainda existir resistência de certos profissionais e empresas, vemos cada vez mais a relevância e importância desses itens no mercado.

Social

Recursos sociais como +1, já começam a ter importância e serem relevantes na hora do Google ranquear as pages, legal não? Vemos cada vez mais a integração do físico com o virtual. Um caso interessante é o da C&A, que colocou em seus cabides o total de likes que cada peça recebeu pelo Facebook.

As empresas investem cada vez mais em social commerce. Os usuários formando opiniões e sendo mais relevantes que propagandas, e um aumento fenomenal de vendas pela internet a cada ano. O engajamento passa a ser praticamente “obrigatório”.

Local

Os check-in já fazem parte do dia-a-dia, e estranho é um lugar não estar em nenhum mapa. A precisão aumenta a cada dia, mais concorrentes entram na disputa do mapeamento, e mais regiões são mapeadas. Estar listado é uma forma de marcar presença (quase que literalmente).

Para o cliente, a vantagem está em deixar dicas, conquistar prefeituras (Foursquare), achar locais próximos,  ganhar descontos e participar de promoções.

Esse compartilhamento fortalece ou enfraquece a marca e, mais uma vez, vemos que o engajamento é crucial. Com um simples check-in, sua marca é automaticamente divulgada para centenas (se não milhares) de pessoas. Assim, experiências e dicas do local, aproximam ou espantam clientes.

Interaja com o cliente! 😉

Mobile

Em um mercado onde a cada semana aparece um smartphone mais moderno e mais potente, vemos a venda deles ultrapassarem as de computadores convencionais e até notebooks.

Os tablets já deixam de ser um bicho de sete cabeças, e a mobilidade é crucial. A quantidade de aplicativos que facilitam atividades e rotinas, é enorme. QR Code já é realidade.

Os assistentes pessoais e a temida inteligência artificial, controladores financeiros, bancos, personal trainers, GPS, interatividade… Tudo isso na palma da sua mão! A “geração dos dedinhos” não desgruda do celular. Fazendo uma adaptação de “cada mergulho é um flash”, cada piscada é um touch!

Integrar, engajar, compartilhar, views, curtir, retweetar … Palavras que já não são mais apenas de um vocabulário geek ou nerd, e sim, de qualquer um que deseje ser bem sucedido e/ou ter uma marca consolidada e bem divulgada.

1 comentário em “Social, local e mobile”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.