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SEO x AdWords: Como utilizar o melhor das duas táticas?

Você que tem seu negócio na internet, com certeza já passou pela angústia de não saber no que vale mais a pena investir, em SEO ou Adwords, certo? Essa dúvida é muito comum e é importante pensar nela, você já está no caminho certo e eu explico o porque.

Garantir um bom posicionamento nas pesquisas do Google deixou de ser um luxo e se tornou algo fundamental para qualquer negócio. São 66 milhões de usuários no Brasil e 95% deles realizam uma busca dentro do Google. É claro que colocar seus esforços em atrair essas pessoas é um passo que você vai querer dar, mas como?

Hoje você vai entender qual a diferença entre SEO e Adwords e quais são as vantagens de cada um. Depois desse artigo, você vai conseguir tomar uma decisão muito mais consciente para o bem do seu negócio.

 

O que é SEO?

O Search Engine Optimization nada mais é que um conjunto de estratégias e técnicas que tem como objetivo colocar seu site no topo das buscas. E porque queremos estar no topo das buscas? Porque praticamente ninguém vai até a segunda página de resultados do Google.

O SEO é construído ao longo do tempo e precisa de ajustes sempre, porque o algoritmo do Google muda constantemente e isso impacta nas otimizações feitas no seu site.

Não tenha preguiça nessas horas, pense que é algo como uma manutenção no seu carro. Se você não levar no mecânico de tempos em tempos, vai começar a ter problemas e lá na frente você vai ter muita dor de cabeça para arrumá-lo.

Fazendo aos poucos, e colocando as ações dentro da sua rotina, você vai perceber que é mais tranquilo do que parece!

 

Conteúdo de qualidade

De nada adianta ter um conjunto de técnicas incríveis de SEO se o seu conteúdo não for relevante e interessante para o público. O Google consegue identificar o que é um conteúdo de boa qualidade e por isso os prioriza na busca.

Pense no que a sua persona gostaria de ler e tente resolver um problema dela através dos seus conteúdos. Crie um fluxo de nutrição para alimentar de informação essas pessoas e alie isso as técnicas de SEO, assim sua página vai trazer bons resultados.

Mas lembre-se: SEO traz resultados a médio e longo prazo, por isso é preciso trabalhar sempre para garantir uma boa otimização.

Fique atento aos títulos dos textos, eles são seu principal atrativo para fisgar a atenção do usuário. Um bom título precisa falar do que se trata a página e precisa:

  • Ser chamativo
  • Ser relevante
  • Ser informativo
  • Fazer uso adequado de palavras-chave

Para quem acha que imagem não faz parte do conteúdo, é hora de mudar esse pensamento. A imagem impacta diretamente no ranqueamento do seu site, em se tratando de vários aspectos como velocidade de carregamento, descrição e contexto.

Suas imagens devem ser leves para não pesar seu site. Não precisa subir uma imagem de 1 gigabyte com altíssima resolução. Pense no usuário que for abrir isso no celular, vai demorar séculos! O macete é “salvar para web” tudo. Abra seu Photoshop, salve tudo desse jeito e seja feliz 🙂 Se você não tem lá muito jeito com o Photoshop, o Canva pode ser o seu melhor amigo!

A descrição da imagem é uma etapa que quase todo mundo pula. Na hora que você sobe uma imagem, existe a opção de você escrever uma descrição dela. Sabe porque existe isso? O Google não lê imagem, ele lê texto. Por isso, se você colocar uma descrição explicando rapidamente do que se trata a imagem no campo texto alternativo, ele vai entender. E caso a imagem não abra, o usuário também vai entender.

E aqui entra o contexto. Vale colocar na descrição o que realmente tem na imagem e não algo aleatório só para preencher o espaço. Por exemplo, se você subiu uma imagem de uma luminária no seu e-commerce, coloque na descrição tudo que representa ela: luminária amarela para escritório.

Do que mais seu site precisa?

Outros pontos contam bastante na hora de classificar seu site nos resultados de busca. A velocidade de carregamento, por exemplo, é um fator que conta muito em lojas virtuais. A diferença de 4 segundos de carregamento pode representar até 20% menos conversão e menos vendas.

A estrutura e usabilidade do seu site é outro ponto importante. Seu usuário precisa entrar no site e encontrar tudo que ele precisa com facilidade, senão ele vai sair e retornar para as buscas (e provavelmente encontrar o site do seu concorrente).

O papel do site é sempre orientar o usuário durante todo o processo. É preciso dizer por onde começar, quais os próximos passos e como terminar.

O uso das mídias sociais corretamente, Urls amigáveis, indexação das páginas, adaptar seu site para mobile, organização do código e vários outros detalhes vão fazer a diferença para o seu negócio.

Vale a pena investir em SEO? Eu digo que com certeza sim. Os resultados nesse caso têm vida longa e você não investe dinheiro todo mês nisso, pois eles vêm de uma forma totalmente orgânica.

 

O que é Adwords?

É a plataforma de publicidade do Google, que exibe anúncios em formato de link, banner, vídeo no momento que o usuário faz uma busca e/ou se interessa por alguma coisa.

Ele ajuda a promover seu site de maneira paga e funciona comprando palavras-chave que tenham a ver com seu negócio. São palavras que os usuários estão buscando no Google e a tarefa do Adwords é mostrar seu site como primeira opção para ele.

Assim como o SEO funciona a médio e longo prazo, o Adwords funciona a curto prazo. Tudo que você investe na plataforma é para mostrar seu site na primeira página do Google, aumentando suas visitas e leads.

Com ele é possível fazer diversas experimentações e testar palavras-chave, formatos que convertem mais e ajustar o que for necessário. O bom é que já dá para mudar os caminhos com pouquíssimos resultados, ajudando você na tomada de decisões e assim trazer mais oportunidades de negócio.

 

A importância da segmentação

Saber exatamente quem é seu público e como ele se comporta é algo que vem com o tempo, experiência, testes e um pouco de intuição.

Essa é uma das principais vantagens de se investir em AdWords, pois ele traz dados riquíssimos para o seu negócio e totalmente focados no comportamento de consumo do seu público.

O problema é que as empresas não dão tanta importância assim na hora de segmentar e aí ficam frustradas porque não tiveram os resultados esperados.

Mesmo que você compre as melhores palavras-chave do seu segmento, invista muito bem nelas, tenha campanhas bem estruturadas e suas mídias sociais estejam indo super bem e alinhadas com a comunicação do seu site, vai faltar converter. E o coração disso é a segmentação!

Segmentar é descobrir os públicos que têm maior afinidade com seu produto e direcionar o conteúdo certo para eles. Imagine o quanto seria péssimo você fazer uma busca por “tênis de corrida”, começar a pesquisar nos sites e ir para outro lugar, como as mídias sociais e aparecer camisetas de times  – e pior, do time rival do seu! Não tem nada a ver com o que você estava buscando e provavelmente você vai ficar meio bravo com tanto anúncio de camiseta de futebol te perseguindo por aí.

A segmentação impede que isso aconteça, e assim suas campanhas se tornam muito mais assertivas e vão trazer resultados mais significativos.

 

Custo-benefício

O custo-benefício de utilizar essa plataforma é algo que também chama a atenção. Se as campanhas estiverem bem configuradas, a sua estratégia será muito bem direcionada para os objetivos certos e seus custos serão reduzidos.

A maneira de cobrança mais comum no Adwords é por CPC (Custo Por Clique), ou seja, só é necessário pagar quando alguém demonstrar interesse e clicar no seu anúncio!

E vale lembrar que tudo pode ser medido por meio dessa plataforma. Se você deseja saber dados mais precisos, é legal aliar o Adwords ao Google Analytics. Em conjunto, eles podem trazer dados essenciais e saber por exemplo, quantas pessoas clicaram no seu anúncio e quantas de fato converterem.

 

Definição de objetivos

É preciso ter um objetivo claro antes de começar qualquer trabalho, tanto de SEO, quanto de AdWords.

Um objetivo que todo mundo gosta é: quero ter mais clientes. Isso é ótimo, quem não gostaria disso? Mas é preciso ir mais fundo. Quantos clientes? Em quanto tempo? Faça essas perguntas antes de começar seu planejamento e você terá respostas que guiarão todo o caminho. Mas uma meta precisa ser algo alcançável, ok? A cada mês do ano ela pode subir mais um pouco, gradativamente.

 

Anúncios clicáveis

Seus anúncios devem despertar o interesse do público que você segmentou. A publicidade chata, massiva e pouco interessante deixou de ter espaço na rotina das pessoas. Agora elas precisam de algo que atraia sua atenção, que seja desejável e que supra uma necessidade.

Voltando ao exemplo do tênis de corrida, seu anúncio deve dizer o quanto de conforto, estilo e saúde esse produto irá proporcionar para a vida do consumidor. Venda a experiência e ofereça seu verdadeiro valor!

Concorrência

Fique sempre de olho no que seus concorrentes andam fazendo. Liste pelo menos 3 dos seus principais concorrentes e estude suas estratégias, aprendendo com seus erros e aplicando esses pontos de forma melhorada para a sua marca.

Uma ferramenta que pode ajudar nessas horas é o SEMRush. Ele monitora e analisa a concorrência, além disso você consegue ver quais palavras-chave trazem mais tráfego para seu site, consultar o valor do clique, analisa quis palavras-chave seu concorrente usa, e quais deles anunciam no Google.

 

SEM Rush

 

Se você está sem criatividade para criar seus anúncios, e precisa de uma orientação, o KeyWord Planner pode ajudar nisso. É uma ferramenta que permite uma busca por nova expressões e formas de agrupar palavras por similaridade. Além disso, ele fornece dados muito preciosos, como o volume de buscas de cada palavra-chave e o custo médio delas.

E a ferramenta mais fácil de todas é o autocompletar do Google. Vá até a busca, digite sua palavra-chave e veja os resultados que aparecem. Isso já pode dar bons insights para montar seus anúncios:

 

AutoCompletar do Google

 

 

Conclusão

Não adianta só colocar dinheiro na plataforma, comprar algumas palavras-chave, fazer uma segmentação legal e o retorno vai aparecer magicamente. É importante preparar seu site para receber os usuários e ter conteúdos de qualidade, dessa forma seu poder de conversão será maior.

O trabalho de Adwords, conteúdo e SEO formam uma bela parceria, percebeu? Entende agora onde eu estou querendo chegar?

A pergunta lá no começo do artigo foi: no que vale a pena investir, SEO ou Adwords? Eu chego à conclusão que é um conjunto das duas coisas!

Comece aplicando as técnicas de SEO em seu site e aos poucos inicie campanhas no Adwords para trazer resultados em menos tempo. Fique de olho nos dados, teste muito e tenha paciência para alcançar seus objetivos.

Se tiver alguma dúvida, fique à vontade para perguntar aqui nos comentários. Até mais 🙂

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