Escrever para um veículo requer algum tipo de credibilidade. Independente de a sua publicação ser online ou em meios do jornalismo tradicional como rádio, TV ou jornal impresso, se você é jornalista, a credibilidade é garantir que o seu nome continua limpo.
Desde que os veículos passaram a ter maior expressividade no meio online e as redes sociais se transformaram em excelentes bancos de fontes e pautas, fazer a triagem disso é ainda mais perigoso, afinal é a sua reputação que está em jogo.
O infográfico de hoje mostra como está a relação entre o jornalismo, as notícias online e a influência disso tudo na rotina de quem está encarregado de levar notícias novas para milhões de pessoas todos os dias.
Feita pela Oriella PR Network e replicada pelo Social Media Today, a pesquisa envolveu jornalistas e representantes de veículos de vários países e tipos de publicação. O resultado foi bem interessante, especialmente quanto à mudança do tipo de fonte mais importante.
Outro dado que chamou a atenção foi o uso de blogs dos jornalistas (40%), infográficos (22%) e quantidade de veículos que possuem seus próprios aplicativos para smartphones e tablets (25%).
Veja mais no infográfico abaixo.
Legal ver como as coisas estão convergindo, não?