Aqui vai uma boa notícia para quem usa o Facebook Ads: agora é possível criar regras automáticas das campanhas com base no comportamento que elas apresentarem ao longo do tempo. O processo é bastante simples e facilita muito a vida de quem quer ficar mais tranquilo e também pretende evitar sustos com o cartão de crédito.
Importante: O recurso Regras Automáticas para Facebook Ads ainda não está disponível para todos os usuários! Até a finalização deste artigo, as contas brasileiras ainda não haviam sido liberadas para esta função.
Se você está acostumado com listas dinâmicas de segmentação de e-mail marketing em ferramentas como Mailchimp ou RD Station, vai ver que este novo recurso do Facebook é bastante simples de ser utilizado. A estrutura lógica das regras automáticas parte do princípio que você quer controlar ações para evitar que a campanha fique desatualizada ou que se torne extremamente custosa.
Veja algumas das ações para as quais você pode criar regras automáticas no seu Facebook Ads:
- Custo por Adição ao Carrinho
- Custo por Instalação de Aplicativo
- Custo por Início de Checkout
- Custo por Compra (Purchase)
- Custo por Clique
- Custo por Resultado
- Resultado
- Custo por Lead
- Custo por Inserção de Informação de Pagamento
- Custo por Cadastro Completo
- Frequência
- Impressõess
- Gasto vitalício
- Alcance por CPM
- Gasto diário
Você pode criar duas ou mais condições para que uma regra seja ativada. Um exemplo disso pode ser uma regra que pare um anúncio que tenha CPC maior do que R$ 0,50 e que tenha frequência maior do que 2,5.
Como criar regras automáticas para meus anúncios no Facebook?
As regras podem ser criadas tanto no seu Power Editor quanto no Gerenciador de Anúncios. Basta selecionar a campanha (ou as campanhas) para as quais você deseja criar o seu conjunto de regras e clicar no botão “Criar Regra” na barra cinza que aparece no topo da lista de campanhas.
Você pode criar dois tipos de regra: “Mande-me um e-mail quando…” ou “Desativar campanha quando…”. O primeiro tipo enviará um alerta por e-mail para você sempre que a campanha, conjunto de anúncio ou anúncio atinja o que foi estipulado na sua regra. Sendo assim, se a sua regra determina que você receba um aviso quando a campanha chegar a R$100,00 de gasto vitalício, se isto acontecer, o Facebook irá disparar esta notificação via e-mail mas não irá parar a campanha ou o anúncio. Se você desejar que a campanha e/ou anúncio sejam interrompidos quando chegarem a este limite, escolha o segundo tipo de regra.
Os seguintes operadores estão disponíveis para criar as suas regras para condições e valores:
- É maior que;
- É menor que;
- Está entre;
- Não está entre.
Vale destacar que você só pode usar as condição de regra apenas uma vez. Por exemplo: se você criou uma regra baseada no Alcance por CPM, não poderá criar outra regra para esta mesma condição. Outro ponto importante é que as regras podem atender um total de 200 conjuntos de anúncios ou 200 anúncios.
E aí? Gostou da novidade?