fbpx
Pular para o conteúdo
Captura de Tela 2014 12 11 às 00.47.24

Entenda a busca com palavras-chave do Facebook

Depois de anos, o Facebook começa a olhar para a busca de um jeito diferente. As mudanças recentes no sistema de busca do Facebook significam até um desafio ao Google, quando o assunto é encontrar respostas, e ao Twitter, para ver o que está acontecendo em tempo real.

A busca semântica com base em “Meus amigos que…” já está ativa há dois anos, mas não contemplava a busca direta por conteúdos específicos dentro da plataforma do Zuckerberg. O Graph Search para iOS nos Estados unidos já está operando a busca por palavras-chave no Facebook para que você encontre posts antigos do seu News Feed.

Até então, não há sinal de que possa existir alguma forma de anúncios para palavras-chave nos resultados de busca do Facebook. O TechCrunch especula o fato de que as palavras-chave carregam uma intenção de compra bastante alta, este pode ser mais um filão para o portfolio de formatos de anúncios do Facebook.

O que isso significa?

Era frustrante demais ver um post interessante no seu News Feed, vê-la atualizar automaticamente e você nunca mais encontrar aquele post. A atualização no Graph Search significa que agora será possível resgatar estes conteúdos das profundezas da rolagem infinita do Facebook.

Entretanto, esta atualização acaba alterando o funcionamento da “privacidade pela obscuridade” do Facebook. Antes que o mundo entre em surto coletivo, as definições de segurança e privacidade não irão mudar. Porém, agora você poderá trazer à tona coisas antigas que postou, que foram compartilhadas com você, curtidas ou comentadas pelos seus amigos – posts públicos em páginas não serão exibidos, embora isso esteja nos planos futuros desta funcionalidade.

Calma, ainda é possível esconder aquelas coisas que você não quer que ninguém encontre. Basta acessar as suas configurações de privacidade e esconder o que não deve ser encontrado.

facebook search

Fonte: search.fb.com

Como a busca por palavra-chave do Graph Search funciona?

O TechCrunch apurou que essa nova funcionalidade do Graph Search está chegando para todos os usuários de desktop e iOS nos próximos dias, com o plano se extendendo para o Android assim que os passos anteriores tenham sido dados.

Você provavelmente ainda não tem esta funcionalidade no seu Facebook, mas dentro de alguns dias poderá digitar algumas palavras e ver uma lista de posts seus e de seus amigos nos resultados de busca.

Os resultados listam os posts de acordo com um algoritmo de personalização que combinam a prevalência das palavras-chave com um tipo de ranking baseado no formato do News Feed para saber o quão próximo do autor você é e vários (vários mesmo) outros sinais relevantes. Será possível ver a palavra-chave pesquisada destacada em azul nos resultados.

E você? Já penso sobre como esta mudança pode impactar o seu trabalho?

*Com informações do TechCrunch

3 comentários em “Entenda a busca com palavras-chave do Facebook”

  1. Talvez vale a pena começar a pensar em palavras chave nos textos dos posts, de forma a facilitar a lembrança do tema do post e, consequentemente, a busca pelo usuário?

  2. Bom artigo.
    Só uma observação: poderia começar com o mais importante logo de início e não deixar pro final do post… 😉
    Ah, seria legal usar um 'palavreado' que deixasse a leitura mais fluida também.
    Coisinhas normais pra quem lida com Mkt de Conteúdo – e só.
    Valeu!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.