Embora o calendário editorial não seja uma parte tão técnica dos metadados quanto as tags e os sitemaps, é tão importante quanto eles. É ele o responsavel por organizar a casa. Um bom calendário editorial faz uma enorme diferença na sua rotina de produção.
Existem várias maneiras de montar um calendário editorial: Google Agenda, folhinha e há até quem crie uma lista com as principais datas no Word. Ainda assim, o modo mais popular é a boa e velha planilha.
Um calendário editorial é importante nas seguintes situações:
-
Quando a sazonalidade afeta o seu negócio;
-
Quando, além da sazonalidade, os grandes feriados afetam o seu negócio;
-
Quando o seu produto ou serviço sofre atualizações e tem novas versões constantes;
-
Quando a sua área de atuação conta com diversos eventos durante o ano;
-
Quando você precisa manter o ritmo de postagem.
Em resumo, o calendário editorial sempre é importante. Se você parar para pensar, vai perceber que este exercício nada mais é do que o planejamento puro! Sendo assim, você precisa responder algumas perguntas – “O quê?”, “Para quem?”, “Complementos?”, “Quando?”, “Onde?”, “Qual o tamanho?”, “Qual é a distribuição?”, “Quais são as palavras-chave?”… E assim por diante.
Ficou confuso? Calma, veja a lista abaixo:
Pergunta |
Definição |
Exemplo |
O quê? |
O tema do seu conteúdo |
Baixa gastronomia |
Para quem? |
O público-alvo (personas) do seu conteúdo |
Jovens solteiros |
Complementos? |
Infográficos, vídeos, fotos e outros suportes além do texto |
Um mapa colaborativo com os estabelecimentos |
Quando? |
O prazo final para entrega do conteúdo |
20/04/2013 |
Onde? |
Postagem em blog, artigo para revista ou outros meios |
Postagem em blog |
Qual o tamanho? |
Definição de quantas palavras ou caracteres o texto terá ou o peso da imagem |
400 palavras |
Qual a distribuição? |
Depois de concluído, em quais canais você vai distribuir. |
Facebook, Twitter, Google+, anúncios etc |
Quais são as palavras-chave? |
Pense na otimização deste conteúdo. Quebre o assunto principal em subtópicos relacionados e estude a relevância de cada um |
Baixa gastronomia, bar, botequim, comida, bebida, comida de boteco |
A quantidade de perguntas deve variar de acordo com as suas necessidades na hora de pensar sobre o conteúdo. Por isso, é bom que você conheça muito bem a empresa, o produto e (talvez tão ou mais importante) a vontade do seu chefe e dos principais envolvidos nas decisões.
Um presentinho!
Se você não sabe muito bem como montar um calendário editorial em planilha, não se preocupe! Aqui está um modelo para você usar no seu dia-a-dia! Com isso você já consegue ter um bom panorama de como as coisas vão se desenrolar na sua comunicação.
Para armazenar a planilha no seu Google Drive, clique em “Arquivo” e depois em “Fazer uma Cópia…”. Se você não fizer isso, os outros leitores deste post poderão ver tudo o que você escreveu. Portanto, não se esqueça de fazer a sua cópia.
Espero que gostem!