Produzir conteúdo não é só ter uma ideia e escrever. Claro que grande parte do processo é assim, mas antes de colocar a mão na massa você precisa passar por uma série de etapas que demandam muito mais esforço mental.
Para ajudar nisso tudo, você vai conhecer algumas ferramentas para produção de conteúdo que podem facilitar muito o seu dia-a-dia. Veja quais são elas:
Mindjet
Na fase de rascunho e primeira estruturação dos conteúdos, o Mindjet é uma ferramenta essencial. Ele oferece várias opções para você organizar o seu mapa mental de como pretende formatar as suas ações de conteúdo ou qualquer outro projeto que você possa imaginar!
Basta criar a sua conta e começar a usar. Por ser uma ferramenta paga (16 dólares mensais), o Mindjet tem recursos de exportação bem completos e ainda permite que você compartilhe suas ideias com outras pessoas.
UPDATE
MindMeister
Além do Mindjet, temos o MindMeister como ferramenta para montar os seus mapas mentais de maneira dinâmica e muito interessante. Se você ainda não está muito certo de qual ferramenta utilizar, o MindMeister oferece um plano grátis com algumas restrições e outros planos mais avançados que têm preços a partir de 4,99 dólares.
A ideia é basicamente a mesma, estruturar um plano através de tópicos, subtópicos e ícones. Porém, o MindMeister tem um algo a mais: o modo de apresentação. Se você já utilizou o Prezi, vai se sentir em casa com essa ferramenta. Assim você pode levar o seu plano inicial para reuniões sem fazer feio.
Google Agenda
Depois de ter detalhado o seu mapa mental, é hora de determinar alguns prazos para o seu projeto. Ainda que o Mindjet possua recursos de distribuição de tarefas e espaço para marcação do status de cada uma delas, é melhor dedicar um espaço separado para isso e o Google Agenda é a ferramenta perfeita para isso.
Além de poder criar os seus compromissos, ele funciona como uma excelente ferramenta de gerenciamento de projetos, permitindo editar prazos, atribuir tarefas e compartilhar cronogramas inteiros co a sua equipe, caso você tenha uma.
Google Drive
O antigo Google Docs ganhou cara nova e mais espaço para você armazenar seus textos, planilhas e apresentações. Como esta ferramenta dispensa apresentações maiores, basta dizer que se trata de uma das melhores maneiras de concentrar tudo o que você produz em pastas bem organizadas.
Além disso, o Google Drive também permite que você crie pesquisas através da opção “formulário”. Ao dispor de um recurso assim, você tem uma poderosíssima ferramenta de produção de conteúdo, afinal vai poder conhecer o seu público em várias dimensões.
Evernote
Parecido com o Google Drive, o Evernote também é uma boa ferramenta para texto. Entretanto, ele possui uma característica muito especial: é quase onipresente. É só instalar o aplicativo no seu tablet, smartphone e computador que você tem todas as suas anotações sincronizadas. Em outras palavras, o Evernote é o espaço ideal para você criar listas de tarefas, anotar ideias ou qualquer outra coisa que passar pela sua cabeça!
WordPress
Agora que você já estruturou, planejou e escreveu, é hora de publicar! Particularmente, não vejo ferramenta melhor do que o WordPress para publicar o seu trabalho. Se você ainda não se sente à vontade para comprar um domínio e instalar a versão WordPress.Org, pode se divertir com o WordPress.com.
Entretanto, vale a pena lembrar-se de que o WordPress.com é muito limitado no quesito personalização. Não é possível instalar novos plugins ou temas. Por isso, é interessante começar a entender a plataforma na sua plataforma gratuita para depois migrar para algo mais profissional.
E você? Quais são as suas ferramentas para produção de conteúdo favoritas? Compartilhe conosco!