A partir do momento em que nos tornamos produtores de conteúdo, estamos constantemente preocupados em criar conteúdos que realmente engajem nossas audiências. Pode ser em um post de blog ou até nas redes sociais. O desafio se continua.
Todo mundo corre atrás de fórmulas mágicas ou então as famigeradas técnicas infalíveis. Porém, a verdade é que nem sempre aquela fórmula mágica vai funcionar se você não tiver as condições ideais para usá-la.
Na minha humilde opinião, o que realmente funciona é saber com quem você está falando e entender quais são as melhores maneiras de puxar o assunto com essas pessoas. Existem algumas estruturas de texto que servem como bons guias de redação e que podem te dar uma mãozinha.
Aqui temos alguns dessas estruturas que com certeza já podem ajudar na sua missão de produzir bons textos – longos ou curtos.
Os 4 Us
- Útil
- Urgente
- Único
- Ultra-específico
Antes de mais nada, seja útil ao seu leitor. Apresente a utilidade logo no início. Em seguida, adicione algum senso de urgência, para que ele tome alguma ação. Mostre como a sua ideia pode proporcionar benefícios que, de alguma maneira, podem ser únicos para esta pessoa. Por fim, seja ultra-específico com o que você irá dizer nos pontos anteriores, quanto mais genérico, maiores os riscos de não engajar ninguém.
Exemplo:
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O clássico AIDA
- Atenção
- Interesse
- Desejo
- Ação
Atraia a atenção do seu leitor e ofereça informações consistentes e interessantes que sejam importantes para ele. Crie o desejo pelo o que você está comunicado com os benefícios e as vantagens que este objeto (produto, serviço, ideia etc) tem. Use este recurso para provar este ponto. Por fim, peça uma ação. Use seus call to actions para que a pessoa interaja.
Exemplo:
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O antes, o depois e o caminho
Talvez este seja a mais sucinta de todas as estruturas que veremos aqui. Pois bem, quando falamos em “antes”, apresentamos a situação atual da pessoa, ou seja, o problema pelo qual ela está passando. Em seguida, apresentamos o destino final dela, onde ela quer chegar. Isso significa que o “depois” é o mundo sem o problema. É neste momento que você apresenta o “caminho”, ou seja, a sua solução.
Exemplo:
Tentar adivinhar o que postar todos os dias é terrível. Imagine não precisar se preocupar com isso! Aqui está a sua solução: [link]
O problema, a provocação e a solução
Esta estrutura é bastante parecida com a anterior. Porém, em vez de propor ao leitor que ele imagine o mundo dele sem aquele problema, você o desafia e em seguida apresenta uma possível solução.
Exemplo:
Não sabe o que postar hoje? Vai deixar passar batido ou organizar a sua produção? Veja como fazer isso [link]
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Bom, estas são só algumas maneiras de começar a provocar mais engajamento nos seus posts no Twitter, Facebook, LinkedIn e se você quiser, até mesmo nos seus blogs! Por que não?
Conhece alguma outra técnica ou estrutura para escrever posts que engajam? Divida sua experiência com a gente 🙂
Até a próxima!