fbpx
Pular para o conteúdo

As 10 marcas mais bem percebidas do Brasil

Quando falamos sobre branded contente precisamos lembrar sempre que estamos criando melhores oportunidades de transformar a percepção da marca para a qual trabalhamos. Para isso, precisamos de balizadores que orientem o rumo do planejamento e execução dos esforços.

O YouGov BrandIndex produz, anualmente, um ranking das marcas que tiveram melhor percepção de seus consumidores. Em 2013, a empresa estreou o ranking brasileiro de marcas e o resultado foi:

10-marcas-melhores-percebidas-brasil

O resultado foi obtido através da seguinte metodologia: uma amostra de pessoas foi entrevistada com perguntas como “Se você ouviu algo sobre esta marca nas duas últimas semanas em propagandas, notícias ou boca-a-boca, foi algo positivo ou negativo?”

A tabulação das respostas foi feita entre os meses de abril (quando a operação brasileira do BrandIndex iniciou) e dezembro de 2013. Além disso, o método de análise do BrandIndex considera análises individuais dos seguintes pontos:

  • Buzz (se as pessoas ouviram algo positivo ou negativo sobre a marca na mídia ou por boca-a-boca);

  • Atenção (o percentual do público geral que ouviu algo – positivo ou negativo, sobre a marca na mídia através do boca-a-boca);

  • Qualidade;

  • Valor;

  • Satisfação do consumidor;

  • Reputação;

  • Impressão geral;

  • Recomendação;

  • Reconhecimento de marca (brand awareness);

  • Exposição ao boca-a-boca;

  • Consumidores atuais;

  • Consumidores antigos;

  • Intenção de compra;

  • Consideração de compra;

  • Reconhecimento de publicidade (ad awareness)

O método é bastante completo e, apesar de não conhecermos os pormenores, entendemos que todos esses tópicos são importantes e possíveis de serem analisados pela marca de maneira independente, com pesquisas com a sua base de consumidores.

Esse tipo de feedback é importantíssimo para compreender melhor o consumidor e oferecer opções mais interessantes de produtos e serviços. Mas isso você já sabe, certo? Então é hora de traçar estratégias, planos e colocar tudo isso em prática!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.