Quando falamos sobre branded contente precisamos lembrar sempre que estamos criando melhores oportunidades de transformar a percepção da marca para a qual trabalhamos. Para isso, precisamos de balizadores que orientem o rumo do planejamento e execução dos esforços.
O YouGov BrandIndex produz, anualmente, um ranking das marcas que tiveram melhor percepção de seus consumidores. Em 2013, a empresa estreou o ranking brasileiro de marcas e o resultado foi:
O resultado foi obtido através da seguinte metodologia: uma amostra de pessoas foi entrevistada com perguntas como “Se você ouviu algo sobre esta marca nas duas últimas semanas em propagandas, notícias ou boca-a-boca, foi algo positivo ou negativo?”
A tabulação das respostas foi feita entre os meses de abril (quando a operação brasileira do BrandIndex iniciou) e dezembro de 2013. Além disso, o método de análise do BrandIndex considera análises individuais dos seguintes pontos:
-
Buzz (se as pessoas ouviram algo positivo ou negativo sobre a marca na mídia ou por boca-a-boca);
-
Atenção (o percentual do público geral que ouviu algo – positivo ou negativo, sobre a marca na mídia através do boca-a-boca);
-
Qualidade;
-
Valor;
-
Satisfação do consumidor;
-
Reputação;
-
Impressão geral;
-
Recomendação;
-
Reconhecimento de marca (brand awareness);
-
Exposição ao boca-a-boca;
-
Consumidores atuais;
-
Consumidores antigos;
-
Intenção de compra;
-
Consideração de compra;
-
Reconhecimento de publicidade (ad awareness)
O método é bastante completo e, apesar de não conhecermos os pormenores, entendemos que todos esses tópicos são importantes e possíveis de serem analisados pela marca de maneira independente, com pesquisas com a sua base de consumidores.
Esse tipo de feedback é importantíssimo para compreender melhor o consumidor e oferecer opções mais interessantes de produtos e serviços. Mas isso você já sabe, certo? Então é hora de traçar estratégias, planos e colocar tudo isso em prática!