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6 livros para entender o marketing de conteúdo

Embora existam centenas de posts, ebooks e portais sobre marketing de conteúdo espalhados por aí, poucas coisas conseguem nos dar tantas referências e ideias quanto um livro. Como estamos falando de uma (re)descoberta no marketing, ainda temos pouca bibliografia que vale a pena investir.

Por isso, decidi fazer uma seleção dos livros que vão ajudá-lo a dar os primeiros passos na sua jornada pelo marketing de conteúdo. Pronto para começar?

 

Marketing de Permissão - Seth Godin

1. Marketing de Permissão – Seth Godin

Neste livro, Seth Godin fala sobre o verdadeiro sentido de trocarmos informações com nossa audiência. Além disso, ele ressalta algo que muitos profissionais de marketing acabam esquecendo depois de muito tempo no mercado: o respeito ao tempo do consumidor.
Precisamos estar lá quando o consumidor precisa da nossa ajuda e não jogar um caminhão de ofertas, promoções, e-mails e todo tipo de coisa que ele não está interessado agora. Este é o início de tudo!

Youtility - Jay Baer

2. Youtility – Jay Baer

Em Youtility, Jay Baer trabalha o conceito que Seth Godin propõe em Marketing de Permissão. A ideia de Baer é propor o marketing de utilidade (ou marketing utilitário). Isso significa entender muito bem as reais necessidades do consumidor e fornecer conteúdo relevante e acima de tudo útil para ele.
O livro está recheado de cases, ideias e conceitos importantes para entendermos como podemos colocar nossas marcas, produtos e serviços em um caminho verdadeiramente orientado para a satisfação do consumidor.

Regras de Conteúdo - Ann Handley & C.C Chapman

3. Regras de Conteúdo – Ann Handley e C.C. Chapman

Talvez este seja um dos principais “manuais” sobre marketing de conteúdo aplicado à internet. Ann Handley e C.C. Chapman mostram como aproveitar o melhor dos canais disponíveis e como escrever de maneira adequada para cada um deles.
Se você está bem no começo, este livro vai ajudar a organizar a sua produção de conteúdo para os mais diversos canais que você pode vir a usar – do blog aos vídeos e podcasts, você encontra informações valiosas para não trocar os pés pelas mãos!

 Estratégia de Conteúdo para a Web - Kristina Halvorson

4. Estratégia de Conteúdo para a Web – Kristina Halvorson e Melissa Hach

Este livro é voltado para quem está pensando em detalhes mais profundos sobre estratégia de conteúdo e implantar processos, fluxos de trabalho e boas práticas de equipes de uma pessoa só a um verdadeiro departamento de conteúdo dentro das empresas.
Se você está organizando a casa para começar a produzir conteúdo, este livro é exatamente o que você procura. Nele você também aprende a fazer auditorias de conteúdo e uma série de outras coisas que fazem diferença no processo de análise, criação e governança.

A Arte da Imersão - Frank Rose

5. A arte da imersão – Frank Rose

Escrever bons conteúdos é contar boas histórias. Neste livro, Frank Rose mostra algumas histórias tão boas que mantiveram seus leitores imersos nos universos de grandes marcas de entretenimento como Batman, por exemplo.
A grande lição do livro de Rose é aprendermos que como profissionais de marketing também é nossa função contar histórias e saber fragmentá-las nos locais e canais corretos para passarmos a mensagem principal.

Brandscaping - Andrew Davis

6. Brandscaping – Andrew Davis

Andrew Davis é uma das referências mais elétricas e inteligentes do cenário do marketing americano. Em “Brandscaping”, ele fala sobre como você pode fazer um marketing mais autêntico em vez de forçar testemunhos que as pessoas sabem, bem lá no fundo, que não há nenhuma verdade sendo dita ali.
No livro, Davis ensina a mudar a sua forma de pensar sobre o marketing e a mensagem que você deve passar à sua audiência, uma vez que hoje, todos nós temos nossas audiências por sermos prosumidores. Vale a pena conhecer o brandscaping.

 

Sentiu falta de algum livro? Deixe a sua dica nos comentários!