Embora existam centenas de posts, ebooks e portais sobre marketing de conteúdo espalhados por aí, poucas coisas conseguem nos dar tantas referências e ideias quanto um livro. Como estamos falando de uma (re)descoberta no marketing, ainda temos pouca bibliografia que vale a pena investir.
Por isso, decidi fazer uma seleção dos livros que vão ajudá-lo a dar os primeiros passos na sua jornada pelo marketing de conteúdo. Pronto para começar?
1. Marketing de Permissão – Seth GodinNeste livro, Seth Godin fala sobre o verdadeiro sentido de trocarmos informações com nossa audiência. Além disso, ele ressalta algo que muitos profissionais de marketing acabam esquecendo depois de muito tempo no mercado: o respeito ao tempo do consumidor. |
|
2. Youtility – Jay BaerEm Youtility, Jay Baer trabalha o conceito que Seth Godin propõe em Marketing de Permissão. A ideia de Baer é propor o marketing de utilidade (ou marketing utilitário). Isso significa entender muito bem as reais necessidades do consumidor e fornecer conteúdo relevante e acima de tudo útil para ele. |
|
3. Regras de Conteúdo – Ann Handley e C.C. ChapmanTalvez este seja um dos principais “manuais” sobre marketing de conteúdo aplicado à internet. Ann Handley e C.C. Chapman mostram como aproveitar o melhor dos canais disponíveis e como escrever de maneira adequada para cada um deles. |
|
4. Estratégia de Conteúdo para a Web – Kristina Halvorson e Melissa HachEste livro é voltado para quem está pensando em detalhes mais profundos sobre estratégia de conteúdo e implantar processos, fluxos de trabalho e boas práticas de equipes de uma pessoa só a um verdadeiro departamento de conteúdo dentro das empresas. |
|
5. A arte da imersão – Frank RoseEscrever bons conteúdos é contar boas histórias. Neste livro, Frank Rose mostra algumas histórias tão boas que mantiveram seus leitores imersos nos universos de grandes marcas de entretenimento como Batman, por exemplo. |
|
6. Brandscaping – Andrew DavisAndrew Davis é uma das referências mais elétricas e inteligentes do cenário do marketing americano. Em “Brandscaping”, ele fala sobre como você pode fazer um marketing mais autêntico em vez de forçar testemunhos que as pessoas sabem, bem lá no fundo, que não há nenhuma verdade sendo dita ali. |
Sentiu falta de algum livro? Deixe a sua dica nos comentários!