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5 ferramentas do Google para entender seu público-alvo

Para montar perfis completos sobre o seu público-alvo, você precisa recorrer a algumas ferramentas. Ainda que muitas delas sejam pagas, existem outras que podem fornecer direcionamentos iniciais gratuitamente. E se você pensou em Google, você está totalmente certo!

Existem ferramentas produzidas pelo próprio Google em parceria com outras empresas que fornecem informações valiosas para iniciar o seu planejamento de conteúdo, mídia display, redes sociais ou qualquer outra segmentação do marketing digital.

Veja agora uma seleção das principais ferramentas para entender seu público-alvo:

Google Analytics

Sem dúvida alguma o Google Analytics é o mais popular quando o assunto é web analytics. A ferramenta é gratuita e, apesar de algumas inconsistências para grandes volumes de acesso, tem um bom desempenho.

Google Analytics

Para utilizá-lo, é só incluir o código correspondente à sua conta nas páginas que devem ser analisadas. No caso de CMS como o WordPress, Drupal ou Joomla, é recomendável inserir esta tag no topo do código, entre as tags “<head>” e “</head>”.

Com o Google Analytics você consegue extrair informações como as páginas mais acessadas, documentos mais baixados, tempo médio em cada página, quantidade de visitantes novos em relação aos retornantes e dados sobre sistema operacional, resolução de tela e umas série de outras métricas.

Google Webmaster Tools

Embora não seja muito popular para os visitantes de um site, o Webmaster Tools é uma das mais importantes ferramentas para entender o seu público-alvo. Ele fornece as principais palavras-chave usadas para chegar ao site, a quantidade de impressões e a posição média do seu site em resultados de busca.

É no Google Webmaster Tools que você tem recebe mensagens do Google sobre eventuais problemas com o seu site e ainda pode encontrar dicas de como otimizá-lo para ter melhor performance nos resultados de busca.

Para utilizá-lo, você precisa inserir um código na sua página index.html ou subir um arquivo HTM para o diretório principal do seu site. Depois, é deixar que o Google traga os principais dados estruturais na sua tela!

Google Trends

Está em dúvida sobre a pertinência de um tema? Quer confirmar a sazonalidade de um produto ou serviço? O Google Trends é a ferramenta perfeita para isso. Com ele fica mais fácil montar calendários editoriais e decidir quais termos podem ser mais relevantes para começar uma estratégia de SEO.

Para usá-la, basta digitar as palavras que você quer comparar e, conforme a sua necessidade, fazer filtros por local, tempo e, para os termos de pesquisa, o nicho de mercado correspondentes a eles.

Além disso, o Google Trends é uma ferramenta muito forte para visualizar as regiões geográficas de maior interesse para os termos pesquisados. Assim fica mais fácil perceber alguns comportamentos do seu público-alvo.

Consumer Barometer

O Consumer Barometer é resultado de uma parceria interessantíssima entre o Google, o IAB e o TNS. Nele você encontra informações sobre o seu nicho de mercado e consegue compreender melhor como o seu consumidor ou cliente se comporta.

Uma notícia excelente é que o Consumer Barometer possui informações sobre o Brasil e da Argentina. Com isso é possível ter um panorama genérico sobre os hábitos de consumo da América Latina.

A interface é bem intuitiva e você obtém respostas com base em comportamentos de busca online e a influência dela nas compras offline e outros dados interessantes.

Google Think Insights – The Costumer Journey to Online Purchase

O Google Think Insights deveria ser obrigatório para todos os profissionais de marketing digital! A ferramenta é bem segmentada e oferece uma boa ideia de quais canais são importantes em cada etapa do processo decisório do consumidor. Assim, você consegue canalizar melhor cada um dos esforços da campanha.

Consumer Journey to the Online Purchase

Consultar o Costumer Journey to Online Purchase (Jornada do Consumidor para Compras Online) é muito fácil. É só selecionar a indústria específica sobre a qual você quer obter informações e o país. Aí temos outra boa notícia: o Brasil também foi considerado para esta análise!

Feito isso, é só analisar o gráfico gerado e tirar as suas conclusões sobre o melhor momento de agir nas mídias sociais ou repensar os objetivos da sua campanha de SEO ou links patrocinados.

E então, pronto para construir insights incríveis com estas ferramentas?

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