Conhecer sua audiência é o primeiro passo para qualquer estratégia de marketing – isso nós já estamos cansados de saber, certo? Fazer pesquisas, observar uma infinidade de dados e métricas do tão falado Big Data… Tudo isso para que? Para construir o perfil do consumidor, ou seja, a persona.
As personas não precisam ser alguém em especial, elas têm como objetivo esboçar de maneira objetiva os traços comportamentais das pessoas que consomem seus produtos e serviços. Sendo assim, se você fez tudo aquilo que foi listado no parágrafo anterior e não desenvolveu um perfil de consumidor prático e bastante claro, seu trabalho foi em vão.
Como criar o perfil do consumidor?
Existem alguns suportes que ajudam muito na hora de criar o perfil do consumidor. O ideal e partir de esferas quantitativas para as qualitativas. Vale lembrar que isso não é feito do dia para a noite e demanda bastante esforço.
O primeiro passo é observar os seus dados internos, como os disponíveis no seu CRM e Google Analytics. Feito isso, comece a fazer perguntas: crie um formulário no próprio Google Docs ou então no Survey Monkey para descobrir pontos mais específicos sobre essas pessoas e seus hábitos – lembre-se de pedir alguma forma de contato com essas pessoas, como endereço de e-mail ou perfil em redes sociais.
Com esses dados em mãos, faça uma triagem e procure algumas pessoas que representam bem o seu público e marque entrevistas. Isso vai ajudar a esclarecer mais dúvidas que você deve ter sobre o comportamento do consumidor. Não se esqueça de oferecer alguma vantagem a essa pessoa.
Veja abaixo algumas perguntas que precisam ser feitas:
Papel
1) Qual é a descrição do seu cargo? Qual é o título?
2) Como o seu trabalho é mensurado?
3) Como é um dia típico no seu trabalho?
4) Quais habilidades são necessárias para fazer o seu trabalho?
5) Quais conhecimentos e ferramentas são necessários para fazer o seu trabalho?
6) A quem você se reporta? Quem se reporta a você?
Empresa
7) Em quais segmento ou segmentos a sua empresa atua?
8) Qual é o tamanho da sua empresa (renda, funcionários)?
Objetivos
9) Quais são as suas responsabilidades?
10) O que significa ser bem sucedido no seu papel?
Desafios
11) Quais são os seus maiores desafios?
Informação
12) Como você fica sabendo de novas informações no seu emprego?
13) Quais publicações ou blogs você lê?
14) A quais grupos e redes sociais você pertence?
Bagagem pessoal
15) Qual é a sua idade, estado civil, número de filhos, renda etc?
16) Como foi a sua educação?
17) Descreva os rumos da sua carreira. Como você chegou onde está hoje?
Preferências de compras
18) Como você prefere interagir com vendedores (email, telefone ou pessoalmente)?
19) Você usa a internet para encontrar vendedores ou produtos? Se sim, como você procura por essas informações?
20) Descreva uma compra recente. Por que você considerou fazer esta compra, quais foram seus processos de avaliação, e como você decidiu comprar este produto ou serviço?
Depois da entrevista
Uma vez que as respostas foram obtidas, junte essas informações às anteriores que você coletou anteriormente no CRM e no Google Analytics. Agora você consegue entender melhor o que compõe o perfil do seu consumidor.
É interessante que você crie fichas com este perfil e, se achar interessante, dê um nome a essas personas. Isso ajuda a criar uma identidade mais próxima às pessoas que compõem a persona que você acabou de desenvolver. Lembre-se: a persona é um grande grupo de características de uma ou mais pessoas que formam o perfil do consumidor.