Para montar perfis completos sobre o seu público-alvo, você precisa recorrer a algumas ferramentas. Ainda que muitas delas sejam pagas, existem outras que podem fornecer direcionamentos iniciais gratuitamente. E se você pensou em Google, você está totalmente certo!
Existem ferramentas produzidas pelo próprio Google em parceria com outras empresas que fornecem informações valiosas para iniciar o seu planejamento de conteúdo, mídia display, redes sociais ou qualquer outra segmentação do marketing digital.
Veja agora uma seleção das principais ferramentas para entender seu público-alvo:
Google Analytics
Sem dúvida alguma o Google Analytics é o mais popular quando o assunto é web analytics. A ferramenta é gratuita e, apesar de algumas inconsistências para grandes volumes de acesso, tem um bom desempenho.
Para utilizá-lo, é só incluir o código correspondente à sua conta nas páginas que devem ser analisadas. No caso de CMS como o WordPress, Drupal ou Joomla, é recomendável inserir esta tag no topo do código, entre as tags “<head>” e “</head>”.
Com o Google Analytics você consegue extrair informações como as páginas mais acessadas, documentos mais baixados, tempo médio em cada página, quantidade de visitantes novos em relação aos retornantes e dados sobre sistema operacional, resolução de tela e umas série de outras métricas.
Google Webmaster Tools
Embora não seja muito popular para os visitantes de um site, o Webmaster Tools é uma das mais importantes ferramentas para entender o seu público-alvo. Ele fornece as principais palavras-chave usadas para chegar ao site, a quantidade de impressões e a posição média do seu site em resultados de busca.
É no Google Webmaster Tools que você tem recebe mensagens do Google sobre eventuais problemas com o seu site e ainda pode encontrar dicas de como otimizá-lo para ter melhor performance nos resultados de busca.
Para utilizá-lo, você precisa inserir um código na sua página index.html ou subir um arquivo HTM para o diretório principal do seu site. Depois, é deixar que o Google traga os principais dados estruturais na sua tela!
Google Trends
Está em dúvida sobre a pertinência de um tema? Quer confirmar a sazonalidade de um produto ou serviço? O Google Trends é a ferramenta perfeita para isso. Com ele fica mais fácil montar calendários editoriais e decidir quais termos podem ser mais relevantes para começar uma estratégia de SEO.
Para usá-la, basta digitar as palavras que você quer comparar e, conforme a sua necessidade, fazer filtros por local, tempo e, para os termos de pesquisa, o nicho de mercado correspondentes a eles.
Além disso, o Google Trends é uma ferramenta muito forte para visualizar as regiões geográficas de maior interesse para os termos pesquisados. Assim fica mais fácil perceber alguns comportamentos do seu público-alvo.
Consumer Barometer
O Consumer Barometer é resultado de uma parceria interessantíssima entre o Google, o IAB e o TNS. Nele você encontra informações sobre o seu nicho de mercado e consegue compreender melhor como o seu consumidor ou cliente se comporta.
Uma notícia excelente é que o Consumer Barometer possui informações sobre o Brasil e da Argentina. Com isso é possível ter um panorama genérico sobre os hábitos de consumo da América Latina.
A interface é bem intuitiva e você obtém respostas com base em comportamentos de busca online e a influência dela nas compras offline e outros dados interessantes.
Google Think Insights – The Costumer Journey to Online Purchase
O Google Think Insights deveria ser obrigatório para todos os profissionais de marketing digital! A ferramenta é bem segmentada e oferece uma boa ideia de quais canais são importantes em cada etapa do processo decisório do consumidor. Assim, você consegue canalizar melhor cada um dos esforços da campanha.
Consultar o Costumer Journey to Online Purchase (Jornada do Consumidor para Compras Online) é muito fácil. É só selecionar a indústria específica sobre a qual você quer obter informações e o país. Aí temos outra boa notícia: o Brasil também foi considerado para esta análise!
Feito isso, é só analisar o gráfico gerado e tirar as suas conclusões sobre o melhor momento de agir nas mídias sociais ou repensar os objetivos da sua campanha de SEO ou links patrocinados.
E então, pronto para construir insights incríveis com estas ferramentas?