Quem tem empresa sabe o quanto é importante manter diversos canais de comunicação abertos para seus clientes em potencial e principalmente, manter um relacionamento saudável e sólido. O Instagram têm ganhado cada vez mais espaço nessa lista de canais importantes.
Nessas horas, a expectativa de conquistar seguidores é bem grande. O problema é que isso não acontece da noite para o dia, é preciso muita disposição, assertividade e claro, algumas técnicas que vou ensinar para você nesse artigo. Vem ver:
Por que eu preciso de mais seguidores no Instagram?
Aumentar o número de seguidores pode significar novas oportunidades, meu caro! Suas chances aumentam de se tornar mais conhecido, criar autoridade no seu segmento e consequentemente, conquistar novos clientes.
O Instagram tem uma comunidade global de mais de 500 milhões de usuários ativos. Só no Brasil são 35 milhões, perdendo apenas para os Estados Unidos. Além disso, as gerações mais novas (entre 16 e 22 anos) já estão migrando do Facebook para o Instagram, disputando lugar com outras redes sociais, como o Snapchat.
Precisa de mais motivos para você começar a investir direitinho nessa rede? 🙂
Fotos de qualidade
Quando o Instagram foi criado, o propósito dele era abrir um espaço onde as pessoas pudessem compartilhar fotos. Então, nada mais justo que mostrar fotos de qualidade para seus seguidores, certo?
É legal alinhar a linguagem visual ao conteúdo. Faça alguns testes até encontrar o filtro ideal para as suas postagens e criar uma harmonia no seu feed.
Cuide sempre da iluminação quando for fazer fotos externas, tente valorizar ao máximo o produto que você quer mostrar e procure variar os ângulos para sair da rotina.
E sempre pense: se essa foto aparecesse no meu Instagram, eu pararia pra ver? Daria um like?
Descrição na sua bio
A bio é onde você pode escrever sobre o que você faz. Esse espaço é essencial para a sua marca ser encontrada pelos usuários, por isso aqui vão algumas dicas práticas de como você pode aproveitá-lo bem:
- Seja objetivo, diga o que sua empresa faz logo de cara.
O Shutter Stock é um dos maiores banco de imagens do mundo e na bio deles diz exatamente isso: “um espaço global para imagens, vídeo e música. Compartilhando inspiração através da nossa coleção de 100 milhões de imagens de artistas do mundo todo.”
- Se você atender localmente, coloque seu endereço e cidade. Assim os usuários encontrarão o que estão buscando com mais facilidade.
- Coloque links: dê prioridade para seu principal canal de comunicação. Pode ser seu site, ou uma página em específico dentro dele. Você pode mudar esse link sempre que quiser.
A Centauro por exemplo, colocou na sua bio um link encurtado para uma página promocional.
- Utilize palavras-chave: pense em como você buscaria uma marca ou produto pelo Instagram. É bem parecido com a busca que você faz no Google, certo? Siga o mesmo raciocínio no Instagram.
#Hashtags
O assunto é polêmico, eu sei. Mas a gente precisa falar sobre isso.
Você já viu aquele tipo de perfil que parece que usou todas as hashtags do mundo em um único post? Parece até uma chuva de #hashtags.
Na minha opinião, isso não funciona muito bem. Você amplia demais o interesse do usuário, deixa ele confuso com tanta hashtag e provavelmente metade delas não tem muito a ver com o seu segmento. Vou dar um exemplo:
- Você vende cachorro quente gourmet. As hashtags que você costuma usar são: #comida #hotdog #gourmet e por aí vai…
A #comida amplia muito a busca do usuário, ele pode encontrar qualquer tipo de comida desse jeito e a gente não quer isso! Queremos que a busca dele seja mais precisa. O mesmo vale para a #gourmet.
A #hotdog a princípio pode parecer que não tem nada de errado com ela, afinal você vende hot dog. Dá uma olhada no que o Instagram encontrou com essa hashtag:
Faça o teste. Coloque essa hashtag na sua busca e veja o que aparece! Tem bastante perfil gringo e muitas imagens e vídeos de cachorros fofinhos vestidos de hot dog.
Se o seu negócio é local e você vende só aqui no Brasil, concorda que seria bem melhor você usar uma #cachorroquente? Dá uma olhada para ver como a busca já fica mais coerente (com exceção daquele acessório aleatório à esquerda):
Mantenha um número razoável de hashtags nos posts, 5 já está bom.
Procure sempre colocá-las junto do texto do seu post e não nos comentários. Além do engajamento não ser o mesmo quando você coloca nos comentários, se você errar alguma hashtag, não vai dar para editar. Vai ser preciso excluir o comentário e postar de novo (se livre desse trabalho dobrado desde já).
Procure monitorar as hashtags que você mais utiliza e também aquelas que podem ser interessantes para a sua marca. Você pode descobrir tendências super legais, entender como anda o volume de publicações e encontrar pessoas que estejam mais propensas a querer saber mais sobre seu segmento.
Para fazer isso, é fácil: faça uma busca rápida no Instagram. Ele já vai te mostrar as principais publicações que utilizaram essa hashtag e também quantas:
E ah! Uma dica é criar uma hashtag que seja só sua e ir utilizando em todas as postagens. Assim, você educa e incentiva seus seguidores a utilizá-la em suas fotos.
Crie relacionamentos
No Instagram não vale ser anti-social. Sua marca precisa interagir com seus seguidores e também com outras marcas que tenham a ver com o seu nicho.
Siga e acompanhe outros perfis, dê likes e faça comentários nas fotos deles. Aos poucos você vai perceber que uma rede inteira vai fazer esse mesmo movimento com o seu perfil e aí que tudo começa a ficar bem mais divertido.
Vale lembrar algo bem importante aqui: não ignore seus seguidores! Mantenha o canal aberto para o diálogo, responda seus comentários, seja criativo nas respostas e crie laços. Esse é um dos pilares na hora de construir uma marca forte no Instagram.
Repostagem
Essa prática tem tudo a ver com o item ali de cima. Quando um seguidor posta uma foto em seu perfil usando seu produto, ele espera que a marca interaja com ele de alguma forma.
Um formato que pode ser legal é repostar isso no perfil da marca, marcando o seguidor e comentando algo positivo. O usuário fica super feliz e se sente lisonjeado da marca ter escolhido a sua foto para aparecer em seu feed.
Existem vários aplicativos que fazem o Repost. Eu particularmente gosto de usar o Repost for Instagram pela praticidade, mas vale pesquisar outros também.
Compra de seguidores
Seu fã tem preço? Eu acredito que não, mas valor ele tem sim!
Quem já leu meu artigo sobre e-mail marketing, vai lembrar que comentei sobre a compra de emails e do quanto eu considero isso errado.
No Instagram essa prática não é muito diferente. Parece mentira, mas comprar seguidores é algo recorrente entre as marcas.
Pensa comigo: de que adianta ter milhões de seguidores não qualificados, que não têm interesse algum na sua marca e não interagem com ela? Só para deixar seus relatórios mais pomposos?
O segredo é muito simples: engajamento. Pensa de novo comigo: se você oferecer um conteúdo de qualidade e altamente relevante, seus fãs vão te seguir em qualquer plataforma.
Publique com frequência
Quem aqui é fã de uma marca e segue ela nas redes sociais, sabe o quanto é bom poder abrir o feed e encontrar conteúdos para ver. Tem gente que segue até uma rotina: acorda, toma café e vai correndo abrir o Instagram para saber das novidades.
Para não decepcionar seus seguidores, mantenha uma frequência de postagens por semana. Você pode começar com uma e ir aumentando gradativamente, conforme for sentindo como está sendo a resposta da sua audiência.
Se você perceber que todas as vezes que você posta alguma coisa as pessoas interagem, aproveite a onda e ofereça mais conteúdo.
Promova seu perfil em outros canais
Um amigo empreendedor uma vez me deu um conselho: se quiser que as pessoas saibam sobre a sua empresa, jogue na rede. Compartilhe com a sua comunidade online!
O conselho cabe aqui também. Informe para as pessoas que a sua marca também está no Instagram. Você pode começar com ações bem simples de inserir o ícone e o endereço da página do seu perfil do Instagram:
- Na sua assinatura de email
- No seu cartão de visitas
- No seu site, email marketing e no Facebook
Influenciadores
Sim, eles não são um mito ou modinha e, dependendo do segmento, eles podem ser fortes aliados de uma marca.
O fato é que as pessoas cansaram da publicidade como vem sendo feita e começaram a confiar muito mais na opinião de pessoas reais. Os influenciadores são representantes de um determinado nicho com interesses semelhantes e por isso o poder de persuasão deles é imenso!
Se você conseguir pegar carona com um deles, sua marca vai fazer barulho nas redes sociais. Mas é preciso alguns cuidados na hora de escolher um Instagramer (influenciador do Instagram) para representar sua empresa.
Fique de olho em todas as redes sociais que ele está presente e dê uma conferida de tempos em tempos nos hábitos dele e no que as pessoas comentam. Lembre que a sua marca estará atrelada a imagem dele! Se você for uma empresa de comida saudável, não vai querer ver seu influenciador comendo um fast-food por aí, né? 😀
Em cada mercado você encontra um influenciador. Dá uma olhada nesses perfis de fotografia e moda e beleza:
Melhores horários para postar
O melhor horário para postar nas redes sociais é igual horário nobre na televisão, todo mundo quer disputar aquele espaço porque a audiência toda está presente.
A Sprinklr realizou um estudo para entender melhor quais são esses horários e descobriu que o Instagram tem duas faixas de horário nobre: a primeira entre 11h e 14h e outra entre 18h e 22h, não havendo redução no final de semana.
Minha dica é: teste o horário que funciona mais para você e descubra brechas entre os horários nobres para disputar com uma fatia menor da concorrência e ganhar destaque.
Leve tráfego para seu site
A gente até agora tem visto técnicas para levar seguidores para seu perfil no Instagram, mas existe um outro caminho que pode ser bem interessante para o seu negócio: levar seus seguidores para seu site ou blog e aumentar seu tráfego.
É preciso preparar o site para receber seguidores que vem do Instagram. Grande parte dos usuários acessam a plataforma por smartphones, por isso seu site deve ser responsivo, ok?
E aí, qual dessas dicas você vai colocar em prática hoje mesmo? Se tiver alguma dúvida, pode perguntar aqui nos comentários, vou ficar feliz em ajudar 🙂