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por que fazer marketing de conteudo

Marketing de Conteúdo: Por que você deveria se preocupar com isso?

Já estamos chegando ao final de 2014 e, como é de praxe, todos nós começamos a fazer projeções para o próximo ano. Não precisa prometer parar de fumar ou perder alguns quilos (pelo menos não para a gente). O nosso objetivo aqui é dar algumas sugestões para o seu planejamento estratégico de 2015. A principal delas é o marketing de conteúdo.

É importante considerar novos caminhos e estratégias. Como você já deve ter ouvido falar sobre marketing de conteúdo, decidimos apresentar 6 motivos para que você considere colocar esta disciplina na sua mira para o ano que vem.

Fizemos um pequeno resumo desses motivos na apresentação a seguir e logo abaixo, detalhamos cada uma dessas razões:

 

1. Ser o “dono da conversa”

Independente de você já adotar ou não alguma estratégia de conteúdo, as pessoas já estão falando sobre você nos mais variados canais. A diferença é: você está lá para poder dar novos rumos a essa conversa?

Isso pode acontecer nas redes sociais, e-mail marketing, newsletters e uma série de outros canais. Pare para pensar. Você é o dono da conversa? Você pode sugerir novos assuntos à sua comunidade de clientes? Reflita sobre isso.

2. Diferenciação

Se você consegue imaginar a sua marca no site do seu concorrente, é porque algo sério está acontecendo. Você precisa encontrar um ponto de diferenciação e mostrar ao seu cliente porque você é a melhor opção neste nicho.

Contudo, lembre-se não force o discurso. Em vez de dizer, mostre como você pode ser a melhor opção para ele naquele momento. Além disso, o marketing de conteúdo em si já é um fator de diferenciação entre você e o seu concorrente por um simples motivo: você faz corretamente, ele não.

 3. Conheça melhor seu mercado

Outra vantagem incrível do marketing de conteúdo está no fato de você precisar fazer um extenso estudo sobre o seu mercado. Isso é essencial para produzir conteúdos precisos e interessantes. Você logo percebe a diferença de uma marca que sabe com quem está falando e aquela que “acha que sabe”.

As marcas que sabem com quem estão falando têm resultados expressivos se comparadas com aquelas que partem do pressuposto de que a sua audiência é X ou Y. Acredite, nada é pior do que partir de pressupostos e incertezas.

4. Captar novos clientes

O marketing de conteúdo também oferece a possibilidade de atrair novos clientes. Uma vez que você se mostra útil a alguém e começa a estabelecer um relacionamento interessante para ambas as partes, é mais fácil captar clientes.

Além de simplesmente captar clientes, você acaba captando clientes melhores, que tenham a ver com a sua proposta e que acreditem nos mesmos propósitos que a sua empresa acredita. Assim é muito mais confortável fazer negócios.

5. Fidelizar clientes antigos

Os clientes antigos também entram nessa conta. Quando você cria ações de retenção com conteúdo os resultados são muito bons. Afinal, está valorizando seu cliente com algo que ele preza muito: conhecimento. Forneça boas informações que possibilitem ao seu cliente antigo ter alguma vantagem competitiva.

Não se esqueça de que um cliente satisfeito costuma trazer muito mais gente para dentro de casa. E lembre-se: tome cuidado com clientes insatisfeitos. Procure entender o que aconteceu e o que pode ser feito para reverter a situação.

6. Obter insights

Talvez essa seja uma das principais vantagens de se fazer marketing de conteúdo como ele deve ser feito. Obter bons insights sobre os seus clientes, seus produtos e possíveis novos caminhos é algo que pouca gente tem a chance de conseguir.

Quando a sua estratégia é bem feita, o resultado é igualmente bom e você consegue entender perfeitamente o que deu certo, o que precisa ser melhorado e quais novas oportunidades podem ser aproveitadas.

E então? Convencido a incluir o marketing de conteúdo no seu próximo planejamento anual?