Se você leu o post sobre como montar um planejamento de marketing para pequenas empresas, mas ficou com dúvidas sobre como proceder ou como deveria formatar o seu, não precisa ficar preocupado. Apesar de existirem diversas formas de apresentar, analisar e criar o seu planejamento de marketing e análise de negócios, é sempre bom ter uma base para orientar o trabalho, não é?
Por isso, reunimos todos os pontos que comentamos no artigo em um modelo de planejamento de marketing bastante simples de ser utilizado. Basta editar no Word ou em qualquer outro editor de texto, utilizando as informações da sua empresa que já existe ou aquela que ainda mora dentro dos seus sonhos.
Este material é indicado para quem já tem seu negócio operante, mas nunca documentou uma estratégia; para quem está começando agora e quer organizar as coisas; ou então quem está estudando opções de negócios. Independente da etapa em que você está, comece documentar suas estratégias. Só assim é possível saber o quão perto do sucesso você está.
Além de servir como um guia para reflexão e análise, este modelo de planejamento de marketing também pode ajudar na condução de reuniões de metas, estudos de concorrência e outros tópicos importantes na sua empresa.