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15 erros de marketing de conteúdo que você pode estar cometendo

Sua empresa tem investido tempo e esforço em Marketing de Conteúdo e mesmo assim não tem tido o retorno desejado? Você sente que se dedica e mesmo assim não consegue ver suas vendas aumentarem? Anda desacreditado que o Marketing de Conteúdo realmente funciona?

Se você disse sim para todas as perguntas, não se desespere. Seu problema tem solução e ela não está tão difícil de ser alcançada.

Na hora de produzir conteúdo, existem tantos detalhes que exigem atenção que qualquer coisa que passar despercebida pode fazer toda a diferença nos seus resultados.

Por isso, vamos falar hoje sobre 15 erros que podem estar impedindo sua empresa de alcançar o sucesso tão almejado. Pronto? Vamos lá!

 

1. Não conhecer suas personas

Não saber qual é a persona

Já começo com o erro mais básico de todos e também o mais importante. Não saber para quem você está produzindo conteúdo é correr um risco desnecessário.

É tipo quando você chama uns amigos para fazer um jantar em casa e não tem ideia do gosto pessoal ou dos hábitos dessas pessoas. Será que elas comem carne? E se alguém tiver alergia a algum ingrediente? E os temperos, será que todos gostam de comida temperada?

Não conhecer suas personas é isso: preparar um jantar às cegas e não saber responder  nenhuma das perguntas anteriores. Ou pior, nem sequer pensar em fazer as perguntas.

Para conhecer suas personas, vale se colocar no lugar de quem você imagina ser o seu cliente ideal, aquele que realmente se interessa pelo seu produto ou serviço. Comece com um pequeno questionário:

 

  • Qual sua idade
  • Qual seu gênero
  • Com o que essa pessoa trabalha?
  • Ela é solteira ou tem mais pessoas na família?
  • Quem tem o poder de decisão de compra na família? Por quê?
  • Como essa pessoa decide por uma compra?
  • Onde ela costuma buscar informações sobre uma marca? Internet, revista, mídias sociais, indicação?
  • Quais são as principais dificuldades na vida dessa pessoa?
  • Qual o problema que ela está tentando resolver e não consegue?
  • Que expectativas ela possui na hora de utilizar um produto?

 

É hora de exercitar seu poder de empatia e pensar como seu potencial cliente responderia essas perguntas.

É importante também você validar as respostas com pessoas que possuem o perfil da sua persona. Selecione 5 pessoas, faça essas perguntas para elas e apenas escute com atenção o que elas têm a dizer. Você vai tirar excelentes lições desse momento.

Feito isso, documente tudo. Escreva em um documento, planilha, pedaço de papel, seja o que for, tudo que você escutou durante as entrevistas. Apenas 40% das empresas documentam suas personas e estratégias, então esteja dentro dessa porcentagem, ok?

Depois, compartilhe esse documento com outros membros da sua equipe para que todos entendam junto com você quem é sua persona.

Agora imagine você preparando aquele jantar para seus amigos sabendo de tudo que precisa saber antes de começar. Você provavelmente vai gastar menos, vai se sentir mais seguro, vai escolher os ingredientes certos e acertar nas opções. O resultado só pode ser: um jantar de sucesso!

 

2. Não ter um objetivo

Não ter um objetivo

Você vai preparar um jantar para seus amigos por quê?

 

  • Faz muito tempo que não vejo meus amigos
  • Quero reunir todo mundo novamente
  • Adoro quando relembramos nossas histórias
  • Quero me divertir
  • Quero colocar em prática minhas habilidades na cozinha
  • Quero que todos comam bem

 

Não adianta você conhecer suas personas e produzir conteúdo para elas aleatoriamente. Você precisa estabelecer porque está fazendo isso, aonde quer chegar e quais resultados pretende atingir.

Vou dar alguns exemplos que podem ajudar você a definir os seus objetivos:

  • Aumentar a visibilidade da sua marca
  • Aumentar a audiência do seu site
  • Reforçar seu relacionamento com seus clientes
  • Aumentar suas vendas de produtos ou serviços
  • Atrair novos clientes

 

Sempre tente priorizar. Liste todos os objetivos que você pensar e depois priorize, começando pelo mais importante, ou o mais atingível a curto prazo.

Esse é outro ponto que merece atenção, porque o objetivo mais importante pode ser o mais difícil de atingir. Nesse caso, dou 2 dicas:

 

  • Fatie o objetivo principal em mini objetivos, assim você cria uma espécie de passo a passo e concretiza aos poucos cada mini objetivo, até atingir o principal.
  • Comece pelo objetivo mais fácil ou mais atingível: olhe para os recursos que você tem hoje (equipe, orçamento, produto, estrutura) e pense como você pode utilizá-los para atingir esse objetivo. Trabalhe com o que você tem para depois conquistar o que você quer!

 

 

3. Não ter um planejamento

Não ter planejamento

 

Se você preparar um jantar sem entender de quantidades, medidas, porções e não souber seguir uma receita, talvez sobre muita comida, ou falte. Talvez os pratos fiquem deliciosos porque você seguiu seu feeling, mas talvez eles fiquem com uma textura estranha, temperados demais ou de menos.

O sucesso do seu marketing de conteúdo é garantido quando você planeja suas ações, compreende em quais canais você deve publicar seus materiais e como você pode investir em cada canal para atingir seus objetivos.

Um planejamento não precisa ser algo super bem produzido, solene, com 200 páginas e com termos que ninguém entende. Um planejamento precisa ser fácil de entender e de preferência criado em colaboração com todos os envolvidos, inclusive seus clientes.

Uma cabeça pensa melhor que duas, e a cabeça do seu cliente pensa nas necessidades e dores que ele precisa solucionar, o que vai enriquecer seu planejamento e torná-lo assertivo para suas personas.

Para documentar tudo isso, eu sugiro de deixar o processo totalmente visual. Desenhe num quadro branco todas as etapas do plano em uma linha do tempo e coloque detalhes das ações, como:

  • Datas de produção
  • Datas de entrega
  • Quem será o responsável por cada atividade
  • Quais canais deverá ser publicado e que horas
  • Quais métricas vão acompanhar
  • Se tiver investimento de mídia: quanto, onde e como será aplicado

Sempre retome o planejamento com seus colaboradores, mas lembre que muita coisa pode acontecer no meio do caminho e mudar o plano. Por isso, não se apegue a ele e deixe atualizado com as novas ações e estratégias.

 

4. Oferecer um conteúdo superficial ou pouco relevante

Conteúdo raso

Aqui não estou falando em tamanho do texto ou vídeo, por exemplo.

Tem materiais que são extremamente condensados e passam sua mensagem, assim como tem aqueles que são muito longos e não são nada objetivos, você sai meio que com a sensação que não aprendeu nada sobre aquele assunto.

Você como produtor de conteúdo tem a missão de oferecer o melhor conteúdo possível sobre um determinado tema e torná-lo o mais relevante do mundo para o usuário. Que responsabilidade, né?

Por isso, estude muito, pesquise outras fontes, veja o que a concorrência está fazendo, tire o melhor de tudo isso e aplique no seu material, baseado nas suas próprias experiências e perspectivas.

E sempre lembre de produzir conteúdo sobre o que as pessoas querem consumir e não sobre o que você quer que elas consumam.

Pense:

  • Quais os temas mais relevantes do meu segmento?
  • As pessoas estão discutindo sobre isso nas mídias sociais?
  • O que meu público procura no Google?
  • Quais são as principais tendências?

 

Responder essas perguntas já dá uma boa base para produzir seus conteúdos. Não se esqueça de atender as necessidades da sua persona!

 

5. Criar apenas um formato de conteúdo

Não derivar para outros formatos

Hoje temos uma gama tão grande de formatos que podem ser utilizados, então por que se ater a apenas um tipo?

Comece pelos formatos mais densos para você produzir, como textos por exemplo. A partir deles, você pode dividi-los e criar novos formatos, como posts, infográficos, elaborar algo com mais informação como um e-book, produzir vários vídeos com dicas rápidas, etc.

E de novo, fique de olho nas tendências e nas personas. Como será que elas consomem conteúdo? Será que elas preferem ler ou assistir a um vídeo?

 

6. Usar a mesma estratégia para todos os canais

Não ter uma estratégia de canais

Cada canal de comunicação tem a sua particularidade.

As mídias sociais por exemplo, são canais que atingem a massa, um grande volume de pessoas, mas se você criar anúncios, terá um público totalmente segmentado de acordo com seus interesses principais e fará um marketing muito mais eficiente.

No e-mail marketing já é diferente. Você precisou pedir permissão para enviar conteúdo para cada usuário e aqui, o ideal é falar de assuntos específicos e aprofundar conforme seu lead avança no seu funil de conversão.

Para cada canal, uma estratégia. Dentro do seu planejamento, faça mini planejamentos para os canais que você irá se comunicar, pensando na linguagem utilizada, nos formatos que funcionam melhor, no fluxo de comunicação, nas possíveis ações dos usuários e no caminho que você quer que eles sigam dentro do funil.

Depois, escolha os principais KPIs (indicadores de performance) para cada canal, assim você saberá o que precisa mensurar nas ações.

 

7. Não ter frequência de publicações

Não ter um calendário editorial

Se criar conteúdo é super importante para a sua marca, manter uma frequência de publicações é mais importante ainda. Você precisa atualizar seus canais de comunicação para construir autoridade e relevância dentro do seu segmento.

Cada canal tem uma dinâmica própria e que pode influenciar na frequência. Por exemplo, a dinâmica do Twitter é diferente de um blog. No Twitter você precisa publicar com muito mais frequência, porque o ritmo de informações nessa rede é frenético. Já num blog, vai depender do volume de acessos que você tiver.

E como saber que frequência é ideal em cada canal? É preciso acompanhar as informações e dados de cada um. No Facebook por exemplo, é possível ter acesso na aba Informações da sua página.

Por aqui, você consegue identificar quais dias e horários são melhores para você publicar. Vá em Publicações e analise seu gráfico:

Facebook Insights

 

8. Não utilizar palavras-chave

Não utilizar palavras-chave

Na hora de produzir um conteúdo em formato de texto, é essencial pesquisar quais palavras irão facilitar a busca do seu usuário no Google e quais delas vão descrever bem o tema do seu material.

Se você quer escrever um texto que dá dicas de como preparar um jantar para os amigos, liste as principais palavras-chave que deverão aparecer em alguns momentos do texto. Nesse exemplo, podemos utilizar Jantar, Comida, Amigos, Receita, Ingredientes, Dicas.

São as palavras-chave que irão fazer seu conteúdo ser encontrado pelos usuários e é um fator determinante para o sucesso do seu site e blog.

 

9. Esperar resultados rápidos

Esperar resultados instantâneos

Todo mundo que investe em qualquer tipo de marketing quer resultados rápidos, mas vale lembrar que nem todas as estratégias geram resultados na velocidade que você gostaria.

No Marketing de Conteúdo você vai ter resultados a médio e longo prazo. Se você precisa de resultados a curto prazo, vá para estratégias patrocinadas, como os links patrocinados e anúncios nas mídias sociais.

O tempo que leva para começar a trazer resultados depende de muitas coisas, como: a relevância do seu conteúdo, qualidade, bom uso das palavras-chave, otimização (SEO), consistência, frequência, interação e por aí vai.

Por tanto, diminua suas expectativas um pouquinho e seja persistente. Aos poucos, sua marca vai construir uma base sólida de conteúdo, de fãs e vai se tornar relevante para essas pessoas.

 

10. Não integrar com outras áreas

Não integrar com outras áreas

Teve uma época não tão distante assim, que se falava muito em criar estratégias online e offline. Eu particularmente acho que não funciona assim.

Para que o conteúdo se torne efetivo, é legal estar integrado com várias outras áreas de um negócio.

Imagine se a sua equipe comercial pudesse transmitir para seus produtores de conteúdo todas as suas dificuldades, questionamentos e perspectivas em relação ao público, o conteúdo não seria muito mais rico? Afinal, eles lidam frente a frente todos os dias com essas pessoas e podem trazer ideias e argumentos para complementar o trabalho de conteúdo.

Não isole seu marketing das outras áreas. Pense sempre em processos de colaboração, faça reuniões de brainstorming onde todos podem participar e trazer suas ideias.

 

11. Não possuir um responsável pelo conteúdo

Não ter um responsável pelo conteúdo

Pois é, eu sei o que você deve estar pensando. “Minha equipe é enxuta, não consigo contratar mais ninguém, eu mesmo posso fazer os conteúdos”. Poder, pode.

Você pode tentar passar essa função para outros membros da sua equipe de uma maneira que todos colaborem com esse processo. Poder, pode.

Mas conhece aquele ditado “o que é de todo mundo não é de ninguém”? As pessoas possuem funções bem definidas dentro de uma empresa e elas forem escolhidas para fazer determinada atividade porque são muito boas nisso. Não sobrecarregue o cidadão e não dê atividades que ele não curte fazer.

Ter uma pessoa para criar, produzir, gerenciar e garantir que cada ação de Marketing de Conteúdo e seus objetivos sejam seguidos é sensacional! A tranquilidade e paz que você vai sentir com uma pessoa assim na sua equipe é impagável.

 

12. Não mexer em time que está ganhando

Time que está ganhando

Acredito que essa é uma das crenças mais limitantes que alguém pode ter. Em time que está ganhando se mexe sim, para ganhar mais ainda!

Colocar alguma ideia ou projeto em prática só quando estiver perfeito pode fazer com que as coisas andem muito devagar.

No mundo digital é preciso ter ousadia e rapidez para mudar o mais rápido possível e adaptar suas ações para o momento atual, para o que o mercado e público pedem.

Todo mundo que é empreendedor e tem seu próprio negócio deve ter em mente que vai correr riscos e que vai dar errado. O segredo é: erre, mas erre rápido.

Sair da zona de conforto, errar e aprender como evoluir a partir do erro pode revelar novas oportunidades e atrair pessoas que você não tinha focado ainda.

 

13. Não mostrar sua personalidade

Não mostrar sua personalidade

Já fez uma busca rápida no Google sobre o seu produto? Observe a quantidade de concorrentes, conteúdos, sites, materiais que falam sobre esse mesmo produto. É bastante coisa, né?

É preciso de destacar nesse cenário e uma das maneiras de fazer isso é colocando um pouco da sua personalidade no conteúdo. As pessoas buscam por informações, educação, dicas e muito mais. Mas a diferença está em fazer com que elas se identifiquem com você.

Existem algumas maneiras simples de fazer isso:

  • Compartilhar experiências pessoais
  • Dar sua opinião sobre determinado assunto
  • Mostrar uma nova perspectiva sobre um mesmo ponto de vista

 

14. Não mensurar resultados

Não mesurar

Para obter uma melhoria contínua e entender cada vez mais o comportamento do seu público, é fundamental ter subsídios para isso. Será que seu conteúdo está sendo acessado? E a interação, está boa?

Gosto de mostrar que nem todos os negócios vivem de métricas de vaidade. Essas métricas são baseadas em quantas curtidas, compartilhamentos e interação de um modo geral uma marca possui.

Isso quer dizer que essas métricas são ruins? De modo algum, elas ajudam uma marca a obter a prova social, mostrando para as pessoas que elas passam credibilidade, confiança e engajamento para a comunidade.

Mas esses não devem ser seus principais dados. Olhe para aqueles KPI´s que irão trazer conversão, leads e vendas para seu negócio.

 

15. Não fazer uma revisão

Não revisar o conteúdo

Antes de publicar seu material é bom passar um pente fino e rever alguns pontos como ortografia e gramática.

Para quem produz o conteúdo, revisar pode ser mais difícil. A leitura já se tornou viciada e deixar passar algum erro despercebido é algo muito comum. Por isso, peça para outra pessoa fazer essa revisão, de preferência alguém que tenha conhecimento em linguagem e gramática.

Confira algumas dicas para revisar um conteúdo:

  • Dividir frases muito longas em duas ou mais frases.
  • Troque palavras complicadas por sinônimos.
  • Corte tudo que estiver redundante.
  • Sempre se pergunte: essa informação é relevante?
  • Corrija erros de ortografia e gramática.

 

Antes de publicar qualquer coisa, faça uma lista para lembrar tudo que precisa ser revisado. A MOT preparou um checklist com 15 etapas para a publicação de um post, que pode complementar esse processo para você. Vale a pena conferir!

Errar faz parte do aprendizado. É assim que a gente cresce, evolui um produto e torna ele melhor para o consumidor. Seu produto nunca estará pronto, ele sempre vai passar por mudanças e adaptações conforme você for recebendo os feedbacks do mercado e do seu público.

É assim também no Marketing de Conteúdo. Você vai testar e validar suas teorias, estratégias e formatos, por tanto, esteja aberto para possíveis erros no caminho e como transformá-los em acertos. 🙂