Comunicação é uma área em que não é difícil encontrar gente vaidosa. Pode ser por orgulho da sua profissão, por defender sua ideia, agência ou cliente… De qualquer maneira, todo mundo tem um pouquinho de vaidade.
Isso pode não ser um problema, mas quando a vaidade atinge as suas métricas de social media e os seus KPIs são definidos com base na admiração do belo umbigo de cada um, aí o caqui começa a pretear (fazendo uma bela paráfrase do @plantão190). Quer uma prova disso?
Quantidade x qualidade
Nós já discutimos esse assunto em um outro artigo, mas não custa relembrar, certo? Você tem mais de 20 mil fãs? Meus parabéns! O que vai fazer com eles? Você sabe quantos estão interessados nos seus produtos e serviços? Ou então qual o percentual de pessoas que realmente “veste a camisa” da sua marca?
Pois é… Se você não conseguiu responder a nenhuma dessas perguntas, temos um problema, Houston. Isso deveria estar no seu planejamento! A maneira com que você chegou nesses 20 mil deveria dar embasamento para cada uma das respostas.
O topo do mundo
Pode ser muito bacana ser o primeiro colocado no Google. De fato é, mas você já verificou se a palavra-chave usada é a correta? Já analisou o tráfego gerado para o seu site? Esses pontos precisam ser analisados com bastante cuidado.
Aliás, as origens de tráfego são bem importantes para conhecer melhor o seu público e as principais características dele. Às vezes ter estratégias para a cauda-longa é mais importante do que focar em palavras bem competitivas.
E para vocês, o que é a vaidade em mídias sociais?