Vamos falar sobre a vantagem de criar um blog empresarial? Todo planejamento estratégico de conteúdo exige compreender a vantagem de fazer cada meio, quer ele seja digital ou tradicional. As plataformas têm diferentes alcances e propriedades que possibilitam a realização objetivos específicos para seus negócios.
Você deve se lembrar da época em que os blogs eram tratados como diários de adolescentes desocupados. O início dos anos 2000 determinou a popularização deste suporte. Treze anos depois, o papel dos blogs na comunicação empresarial mudou muito.
Hoje eles são elemento chave do marketing de conteúdo, permitindo o diálogo com os consumidores que se importam com a marca e seus produtos. Porém, antes de começar a blogar é preciso pensar seriamente na real vantagem de criar um blog empresarial.
É importante levar em consideração as seguintes perguntas:
- Por que você está blogando?
- Sobre o que você vai blogar?
- Quem vai escrever para o blog?
- Você conseguirá manter a frequência nas postagens?
- Você está preparado para aceitar feedback negativo?
- Você conseguirá respondê-los abertamente e com transparência?
Às vezes o seu blog corporativo pode se apresentar de uma maneira diferente. É possível criar com que o seu blog empresarial apareça como uma área de conteúdo no site, como uma revista dedicada a tratar temas relevantes do seu nicho de mercado. Tudo vai depender da estratégia que você deseja abordar.
Em comparação a outros suportes como as newsletters e as revistas digitais (que podem ser publicadas no Issuu ou Scribd), o blog empresarial é um dos meios mais completos, como pode ser visto na tabela abaixo:
Blogs empresariais |
Newsletters |
Revistas digitais |
|
Geração de leads |
X |
X |
|
Brand awareness |
X |
X |
|
Educação do mercado |
X |
X |
|
Liderança de pensamento |
X |
X |
X |
Percepção de mudança |
X |
X |
|
Retenção de consumidores |
X |
X |
X |
Comunicação interna |
X |
X |
|
Suporte às vendas |
X |
X |
Fonte: Get content, get consumers, Joe Pulizzi
Exceto pelo brand awareness, ou seja, a percepção de marca, o blog empresarial é o meio mais vantajoso e completo para montar a sua estratégia de conteúdo. Como o brand awareness é um objetivo muito mais institucional, é recomendado utilizar outras plataformas para atingi-lo. Assim, as redes sociais podem trazer resultados interessantes neste caso.
Como criar um blog empresarial?
Para criar um blog empresarial você vai precisar de muito planejamento, redatores criativos, designers e programadores. A manutenção deste blog vai exigir dedicação dos redatores e dos designers, que vão mantê-lo bem abastecido de textos e infográficos. Também é necessário optar pela plataforma de publicação, que pode ser o WordPress ou Blogspot.
Em seguida, monte o seu calendário editorial com os temas mais relevantes e comece a acompanhar as métricas e feedbacks dos seus leitores-consumidores!
E para você? Qual é a principal vantagem de criar um blog empresarial para o seu negócio?