fbpx
Pular para o conteúdo
blog empresarial

Meios Estratégicos: a vantagem de criar um blog empresarial

Vamos falar sobre a vantagem de criar um blog empresarial? Todo planejamento estratégico de conteúdo exige compreender a vantagem de fazer cada meio, quer ele seja digital ou tradicional. As plataformas têm diferentes alcances e propriedades que possibilitam a realização objetivos específicos para seus negócios.

Você deve se lembrar da época em que os blogs eram tratados como diários de adolescentes desocupados. O início dos anos 2000 determinou a popularização deste suporte. Treze anos depois, o papel dos blogs na comunicação empresarial mudou muito.

Hoje eles são elemento chave do marketing de conteúdo, permitindo o diálogo com os consumidores que se importam com a marca e seus produtos. Porém, antes de começar a blogar é preciso pensar seriamente na real vantagem de criar um blog empresarial.

É importante levar em consideração as seguintes perguntas:

  • Por que você está blogando?
  • Sobre o que você vai blogar?
  • Quem vai escrever para o blog?
  • Você conseguirá manter a frequência nas postagens?
  • Você está preparado para aceitar feedback negativo?
  • Você conseguirá respondê-los abertamente e com transparência?

Às vezes o seu blog corporativo pode se apresentar de uma maneira diferente. É possível criar com que o seu blog empresarial apareça como uma área de conteúdo no site, como uma revista dedicada a tratar temas relevantes do seu nicho de mercado. Tudo vai depender da estratégia que você deseja abordar.

Em comparação a outros suportes como as newsletters e as revistas digitais (que podem ser publicadas no Issuu ou Scribd), o blog empresarial é um dos meios mais completos, como pode ser visto na tabela abaixo:

Blogs empresariais

Newsletters

Revistas digitais

Geração de leads

X

X

Brand awareness

X

X

Educação do mercado

X

X

Liderança de pensamento

X

X

X

Percepção de mudança

X

X

Retenção de consumidores

X

X

X

Comunicação interna

X

X

Suporte às vendas

X

X

Fonte: Get content, get consumers, Joe Pulizzi

Exceto pelo brand awareness, ou seja, a percepção de marca, o blog empresarial é o meio mais vantajoso e completo para montar a sua estratégia de conteúdo. Como o brand awareness é um objetivo muito mais institucional, é recomendado utilizar outras plataformas para atingi-lo. Assim, as redes sociais podem trazer resultados interessantes neste caso.

 

Como criar um blog empresarial?

Para criar um blog empresarial você vai precisar de muito planejamento, redatores criativos, designers e programadores. A manutenção deste blog vai exigir dedicação dos redatores e dos designers, que vão mantê-lo bem abastecido de textos e infográficos. Também é necessário optar pela plataforma de publicação, que pode ser o WordPress ou Blogspot.

Em seguida, monte o seu calendário editorial com os temas mais relevantes e comece a acompanhar as métricas e feedbacks dos seus leitores-consumidores!

E para você? Qual é a principal vantagem de criar um blog empresarial para o seu negócio?

1 comentário em “Meios Estratégicos: a vantagem de criar um blog empresarial”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.