Engajar com o cliente, trazer ele para perto da sua empresa, passar valor em seus produtos, prosumer… Conceitos mais que conhecidos quando se fala em marketing digital.
A “divisão” do mundo mobile-físico desperta interessantes batalhas e o storytelling é um tema que vem ganhando destaque considerável. Ao mesmo tempo, o YouTube é a segunda rede mais usada para pesquisas, além de procurar entreter e interagir com o cliente de uma forma mais amigável e menos comercial.
Mas o que é o storytelling?
A arte de contar já vem desde os primórdios. Vai dizer que quando sua avó contava uma estória, você nunca imaginou vivenciando ela e criando continuações e continuações e até brincando sozinho no seu quarto?
O storytelling é uma das variações da transmídia. Contar uma história e apresentá-las em vários meios/dispositivos diferentes desperta, no mínimo, curiosidade. Quando bem planejada então, pode trazer engajamentos incríveis, justamente quando o cliente/expectador se identifica com o que está sendo dito.
Essa ação não é única e exclusivamente externa. Em um ambiente corporativo, ela pode gerar identidade, humanizar a instituição, tanto com histórias da própria empresa e também de personagens (funcionários) que sejam referência.
Invente uma história, divulgue sua marca mas …
… durante o planejamento alguns detalhes não podem ser deixados de lado em hipótese alguma. Lembre-se sempre que o foco é na história e não no seu produto.
Nada muito exagerado e impossível, pois os clientes precisam se identificar com a história, que deve ser bem definida ou intrigante e pode contar com recursos como situação atípica, personagens, obstáculos, inicio, meio e.. chegamos ao pote de ouro!
Então, conte-me mais sobre suas histórias…