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9 sinais de que você precisa de ajuda com a produção de conteúdo

Produzir conteúdo, a princípio parece fácil. Basta sentar em frente ao computador, dar alguns cliques, abrir o editor de texto e começar a escrever, não é? Sinto muito em lhe dizer, mas isso não é bem uma verdade. O fato é que as coisas podem ser mais um pouquinho mais complicadas.

A produção de conteúdo em si é algo que demanda algumas etapas antes de que ela aconteça. É preciso fazer algumas análises específicas para saber como atingir melhor as pessoas que você quer que consumam seu conteúdo – afinal, elas não aparecerão do nada!

Depois de fazer algumas pesquisas e comparar diferentes tipos de estratégia (até aquelas que não chegam a ser necessariamente “estratégicas”), encontramos 9 sinais claros que indicam que você pode estar precisando de ajuda com a produção de conteúdo.

 

1) Você entende qual é a personalidade da sua marca?   

Compreender a personalidade da sua marca é o primeiro passo para poder dar início à produção de conteúdo. Sem isso, é impossível criar conteúdo que realmente traga resultados interessantes para o seu negócio. É a personalidade da sua marca que vai determinar a voz e os possíveis tons de aplicação dela.

2) Você sabe como adaptar diferentes tons à voz da sua marca?  

Como comentamos no item anterior, precisamos conhecer a personalidade da marca para começarmos a produção de conteúdo. Aplicar diferentes tons à voz da sua marca significa dar humor, seriedade, leveza e outras emoções à sua voz. Cada tom varia de acordo com a situação e canal. Fique atento a estas características para não errar!

3) A estratégia de conteúdo da sua marca está documentada?  

Apesar de ser algo essencial, muitas marcas não têm o hábito de documentar suas estratégias de conteúdo. Geralmente, elas argumentam que “as coisas simplesmente acontecem” ou que “estamos experimentando, por isso não documentamos”. Porém, a pior das desculpas é “não temos tempo para documentar nada!”. Sem documentar, não temos uma orientação. Documentar é algo essencial para saber o quão perto estamos do sucesso.

4) Quando você vai produzir conteúdo, sabe exatamente qual é o tipo de pessoa que quer impactar?  

Produção de conteúdo envolve uma etapa importante: a análise de personas. Cada conteúdo produzido precisa ser compatível com as características das pessoas em quem você pretende causar impacto. Um conteúdo X pode ser excelente para o público A, enquanto para o público B, ele é irrelevante.

5) Você saberia apresentar uma estratégia multicanal de conteúdo sem repetir textos idênticos em mídias diferentes?  

Outra parte importante da produção de conteúdo é saber dividir sua mensagem em diversos canais sem criar ruído ou bater em uma tecla só. Conseguir derivar conteúdo a partir de uma mensagem central é algo que pode fazer bastante diferença nos seus resultados finais.

6) Quando o assunto é mídias sociais, você tem algum plano claro para o andamento das interações com os diferentes público-alvo?

Interação também é produzir conteúdo. Aliás, é dupla criação. A primeira acontece quando o consumidor entra em contato, posta alguma coisa ou menciona a sua marca. A segunda parte depende de você enquanto responsável pela marca. Ter um plano ou um guia de boas práticas para situações de potencial crise é imprescindível para o bom desempenho da sua comunicação.

7) Quais ferramentas você utiliza para medir o sucesso do conteúdo que você publica?

Você não precisa de ferramentas caras ou qualquer coisa do tipo. Aliar o Google Analytics às ferramentas de análise de redes sociais (nativas ou de terceiros) é indispensável para a sua estratégia. Medir a eficiência e o sucesso do conteúdo publicado é essencial para saber onde investir seu esforços e trazer boas oportunidades para a sua empresa.

8) Na sua opinião, o Facebook só dá audiência para quem paga?  

Este é um ponto muito polêmico. Porém, existe, sim, alcance orgânico após a mudança no algoritmo. O Facebook está cada vez mais seletivo e, por isso, a sua produção de conteúdo precisa acompanhar este nível de qualidade exigido. Usar o argumento das mudanças técnicas pode servir como escudo só na primeira semana da mudança, viu? Depois, adapte-se e crie da melhor maneira.

Também é importante lembrarmos do fato de que o Facebook é uma mídia assim como qualquer outra. Se você quer aparecer sem comprar anúncios, precisa encontrar maneiras de se destacar com mídia espontânea, assim como os jornais noticiam um fato importante. Se você quer maior destaque, espaço de prestígio, existe um preço.

9) Qual é a sua opinião sobre o uso de e-mail marketing?

Não cansamos de falar: o e-mail marketing nunca esteve mais vivo! As interações via e-mail estão entre as mais valiosas e são, geralmente, aquelas que trazem o maior número de conversões. Assim como o alcance orgânico do Facebook, o e-mail marketing tem seu potencial revelado quando da forma correta, com as técnicas adequadas para incentivar a abertura e as conversões.

E então, você está no grupo dos que precisam de ajuda? Se a sua resposta for “Sim”, descubra como a sua produção de conteúdo pode avançar e trazer resultados melhores.

Até a próxima!